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Piticas aposta no sistema de RFID

Piticas aposta no sistema de RFID

Instalado na loja de fábrica, tecnologia gera mais eficiência e produtividade nos negócios da varejista especializada em roupas licenciadas de marcas como Disney, Turma da Mônica, Universal e Lucas Films

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A Piticas, especializada em roupas licenciadas de marcas como Disney, Turma da Mônica, Universal, Lucas Films, entre outras, acaba de incorporar a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) nos seus processos. Desenvolvida pela Presence, empresa de desenvolvimento de software e sistemas ERP para o Varejo, a solução gera mais eficiência e produtividade nos negócios.

 

Para manter seu espírito inovador, a empresa, que possui mais de 300 pontos de venda em todo o país, está sempre em busca de soluções que melhorem tanto a gestão como os processos. Assim, quando a Presence apresentou o projeto de RFID, a ideia foi rapidamente aceita pela área operacional.

 

“O sistema foi instalado em nossa fábrica e em 40 pontos de venda. Hoje, temos dados de produção e vendas de toda a rede em tempo real e podemos controlar o estoque de forma mais eficiente, evitando produção desnecessária”, comemora Felipe Rossetti, diretor da Piticas.

 

Outra vantagem do sistema foi a redução drástica no tempo de inventário. “O sistema faz com que uma loja consiga fazer inventário de 2,5 mil peças em menos de 7 minutos. Antes, contando manualmente, isso demorava 5 horas”, pontua. Com isso, o inventário pode ser feito diariamente, evitando furtos e perdas no estoque e ajudando o gestor a fazer pedidos mais assertivos.

 

Processos internos

 

Na fábrica, onde a maioria dos processos era manual, o RFID foi implementado nas áreas de controle de produção, separação de pedidos e expedição. Segundo o diretor da Piticas, a primeira melhoria foi a qualidade de informação.

 

“Os processos foram checados duplamente (código de barras x RFID) na fase de implantação e havia erros de processo que beiravam 5% ao usar o código de barras. Também conseguimos reduzir custos ao levar menos tempo para separar pedidos. O uso do RFID foi extremamente positivo e abriu caminho para outros projetos de tecnologia, mostrando que os investimentos envolvidos não devem ser uma restrição quando os resultados financeiros superam os custos”, avalia Rossetti.

 

Há quatro anos, a Presence é o parceiro de tecnologia da Piticas e foi responsável pelo sistema de RFID. A companhia desenvolveu o projeto como um todo, programas, fornecedores e condições comerciais. Além de implantar o ERP na fábrica, ela é responsável pelo software de gestão em toda a nossa rede de franquias e pontos de vendas.

 

“O Presence Domain recebeu as interfaces de conectividade com o middleware, bem como processos revisados para o uso integrado do RFID”, explica o diretor da Piticas. Para os inventários, foram desenvolvidos aplicativos específicos que rodam no Presence Store, solução para PDV da Presence, ou no app para celulares e tablets Presence Count.

 

Segundo Rossetti, a resposta dos franqueados foi melhor que o esperado: “previmos o uso compartilhado de um leitor a cada três lojas, pois esse é o item mais caro para o franqueado. Nas operações, porém, eles entenderam os benefícios e decidiram adquirir um leitor por loja. Controle e prevenção de perdas pagaram o custo do leitor”, completa.

 

Após o sucesso do RFID, a Piticas planeja expandir o projeto a outros setores, entre eles controle de volumes e transportes, chegando a todas as unidades de negócio até dezembro deste ano.