Gastos com tecnologia entram em uma nova fase de orçamento de construção
Os gastos mundiais com tecnologia atingirão US$ 4,2 trilhões em 2021, o que representa um aumento de 8,6% em relação ao ano passado, segundo aponta uma pesquisa do Gartner.
“Os gastos com tecnologia estão entrando em uma nova fase de construção de orçamento”, diz John-David Lovelock, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “Os executivos de TI (CIOs) estão procurando parceiros que possam pensar além dos sprints de 2020 e dos esforços de transformação digital de 2021. Isso significa construir tecnologias e serviços que ainda não existem e diferenciar ainda mais sua organização em um mercado já lotado.”
Como muitas empresas ainda continuam sofrendo com quedas de receita, os gastos com TI estão acelerando acima das expectativas de receita. Conselhos e líderes executivos de todo o mundo estão muito mais dispostos a investir em tecnologia que tenha um vínculo claro com os resultados de seus negócios, e menos para todo o resto. Por exemplo, o segmento de serviços de TI está entre as três áreas de maior crescimento em 2021, principalmente devido a um aumento nos gastos com infraestrutura como serviço que oferece suporte a cargas de trabalho de missão crítica e que evita altos custos locais. O segmento de serviços de TI deve totalizar US$ 1,2 trilhão em 2021, um aumento de 9,8% em relação a 2020.
Previsão mundial de gastos com TI (em milhões de dólares)
Source: Gartner (July 2021)
“A transformação digital não pode mais ser adquirida da noite para o dia, e as projeções de gastos globais de TI refletem isso”, avalia Lovelock. “À medida que o mundo continua a se abrir, as empresas investirão em ferramentas que apoiem a inovação, as operações em qualquer lugar e a produtividade e a confiança dos funcionários”.