Edit Content

Menu

Pesquisa revela que automação empresarial promove iniciativas de sustentabilidade

Pesquisa revela que automação empresarial promove iniciativas de sustentabilidade

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Confiança na marca, eficiências operacionais e economia de custos estão entre os principais propulsores dos programas de sustentabilidade


Uma pesquisa liderada pelo IDC com 800 executivos globais, encomendada pela UiPath revelou que 54% das organizações já estão usando tecnologias de automação empresarial para ajudar a implementar iniciativas de sustentabilidade, e outros 24% planejam fazer isso nos próximos dois anos. O estudo da IDC também mostra que as organizações que definiram práticas de automação inteligente também estão mais maduras em termos de seus esforços de sustentabilidade.

A sustentabilidade – abordada pelo IDC como tripé de sustentabilidade para maximizar os benefícios e minimizar os impactos negativos sobre a economia, a sociedade e o meio ambiente – é uma das principais prioridades das organizações. No entanto, os enormes desafios de custo e complexidade dificultam o progresso.

“A sustentabilidade é uma grande prioridade estratégica para as empresas e as organizações em todo o mundo que estão se movimentando rapidamente para definir metas e incentivos de sustentabilidade. No entanto, quando se trata de colocar em prática as iniciativas de sustentabilidade, existem grandes desafios empresariais e de tecnologia que dificultam o progresso”, disse Neil Ward-Dutton, Vice-Presidente de Automação, Análise e Inteligência Artificial do IDC Europa.


“Com a capacidade da automação de aumentar a agilidade, eficiência e velocidade de geração de valor de uma organização, as plataformas e práticas de automação empresarial podem ajudar a enfrentar muitos desses desafios, desempenhando um importante papel na liberação do potencial das iniciativas de sustentabilidade”.

“A automação preenche as lacunas operacionais de uma organização e viabiliza as iniciativas de sustentabilidade em um momento em que a sustentabilidade é uma prioridade de liderança e gestão”, disse Rob Enslin, Co-CEO da UiPath. “Toda organização tem a obrigação de ser um cidadão corporativo responsável por sua comunidade, seus colaboradores e o meio ambiente. Os insights são relevantes para todas as empresas. A automação empresarial é ideal para liberar o potencial das iniciativas de sustentabilidade em toda a organização e para superar as barreiras técnicas”.


A pesquisa revela que:

Sustentabilidade é prioridade, mas apresenta desafios

Executivos no mundo todo observaram que os principais orientadores de suas iniciativas de sustentabilidade foram a eficiência operacional e a economia de custos (40%), assim como o aumento do valor da marca e da confiança (33%). Além disso, 68% disseram ter um membro da diretoria especificamente responsável por sustentabilidade.

Com relação às prioridades do programa de sustentabilidade, mais de um terço dos entrevistados destacou a importância da eficiência de TI. Vinte e oito por cento indicaram o o fornecimento responsável como sua principal preocupação, e 27% relataram que tanto a eficiência energética geral quanto o bem-estar, saúde e segurança dos colaboradores eram suas maiores preocupações.

Porém, 35% dos entrevistados indicaram que os recursos dispersos/em silos eram os principais desafios organizacionais que enfrentaram ao tentar se tornar mais sustentáveis, seguidos pela dificuldade de identificar KPIs apropriados (33%) e a falta de tecnologia operacional (32%).

A automação para a sustentabilidade oferece benefícios significativos

As organizações estão utilizando a automação para promover agilidade e garantir a qualidade das informações e medições para introduzir e gerenciar as iniciativas de sustentabilidade. As organizações estão usando a automação para facilitar a extração de dados de documentos legíveis por humanos e para obter dados rapidamente. A melhoria de processos (45%) é outro caso de uso da automação de ponta para a sustentabilidade.

Ao ponderar os benefícios que a automação poderia trazer para suas organizações no futuro, mais da metade dos executivos indicou o valor de possibilitar que os trabalhadores façam um trabalho mais significativo e de aumentar a satisfação dos colaboradores como a principal vantagem potencial. Outros benefícios potenciais incluíram a maior facilidade de fornecimento de dados (55%); a capacidade de desenvolver novas propostas de valor, produtos e serviços (53%); e uma compreensão mais fácil do desempenho operacional e das áreas de melhoria (52%).

O estudo da IDC encomendado pela UiPath pesquisou 800 altos executivos globais e em cargos de alta gerência em empresas com mais de 250 funcionários em setembro de 2022. O objetivo do estudo foi compreender a atitude e a abordagem das organizações participantes em relação às práticas de automação e sustentabilidade.