O Gartner Inc destaca que a Realidade Aumentada (AR) e a Realidade Virtual (VR) têm o potencial de sacudir a experiência dos consumidores, individualizando as ofertas dos varejistas e permitindo que os clientes visualizem os produtos em diferentes configurações.
Até 2020, mais de 100 milhões de consumidores irão comprar em lojas on-line baseadas em Realidade Aumentada, de acordo com os últimos levantamentos da consultoria.
Pesquisas do Gartner indicam que 46% dos varejistas planejavam implantar, até 2020, sistemas AR ou VR para atender aos requisitos de experiência de atendimento ao cliente. Além disso, as tecnologias por trás dessas soluções avançaram de 15% a 30%, ao longo do Gartner Hype Cycle, nos últimos 12 meses.
“O impacto da Realidade Aumentada ou da Realidade Virtual no varejo pode ser transformador”, afirma Hanna. “Os varejistas podem usar a Realidade Aumentada como uma extensão da experiência da marca para envolver os clientes em ambientes imersivos e gerar receita.”
Com as interfaces imersivas de RV, por sua vez, os varejistas podem criar processos mais eficientes ou reduzir os custos associados ao design de novos produtos. Eles também podem aprimorar a compreensão das informações por meio de tecnologias avançadas de visualização gráfica e simulação.
Os analistas do Gartner estimam que os aplicativos de Realidade Aumentada e Realidade Virtual já preparados para as novas redes 5G irão se tornar grandes condutores de novas receitas, em todos os casos de uso.
Os recursos 5G podem suportar vários modelos de utilização, melhorando as condições para renderização em tempo real para vídeo imersivo, otimização dos tempos de download e configuração e extensão de marcas e experiências de compra além das lojas físicas.