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Pesquisa aponta que IA irá criar cerca de 2 milhões de empregos até 2025

Pesquisa aponta que IA irá criar cerca de 2 milhões de empregos até 2025

De acordo com um estudo, 74% dessas empresas no país já adotaram a IA em 2023, um aumento significativo em relação aos 61% do ano anterior

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A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando o mercado de trabalho no Brasil. De acordo com um estudo recente da Microsoft e Edelman, 74% dessas empresas no país já adotaram a IA em 2023, um aumento significativo em relação aos 61% do ano anterior. A crescente dessa tecnologia pode assustar alguns que temem a substituição de seus empregos por “robôs”, no entanto, essa transformação também abre portas para melhores oportunidades de emprego.

 

Frederico Stockchneider, diretor de projetos na InfoWorker Tecnologia e Treinamento pontua que o medo da substituição da mão de obra humana pela tecnologia não é necessário. “A IA irá permitir automatizar tarefas repetitivas e liberar os colaboradores para atividades mais estratégicas e criativas, o que está impulsionando o surgimento de novas funções, que exigem habilidades avançadas e proporcionam um maior valor agregado”.

 

Embora existam preocupações significativas sobre a substituição de empregos pela IA, pesquisas recentes indicam que a tecnologia também está gerando empregos. De acordo com uma pesquisa da Gartner, a IA criará cerca de 2 milhões de empregos até 2025, principalmente porque as tecnologias de IA exigem supervisão, treinamento e manutenção humanos.

 

Além disso, estudos indicam que a IA pode aumentar a produtividade, o que, por sua vez, pode levar à criação de novos cargos. Por exemplo, empresas que integram a IA com insights humanos notaram aumentos de produtividade de quase 70%, o que não só protege os empregos existentes, mas também cria novas oportunidades dentro do negócio.

 

No entanto, incorporar essa tecnologia nas empresas não é uma tarefa simples. Um estudo realizado pela Pure Storage e conduzido pelo MIT Technology Review destacou três grandes obstáculos para as empresas na América Latina, incluindo o Brasil, adotarem as IA’s. As maiores dificuldades para a implementação seriam o alto custo da tecnologia, a necessidade de maior envolvimento dos stakeholders e a infraestrutura insuficiente para o gerenciamento de dados.

 

Além disso, Stockchneider enfatiza que a combinação de orçamento limitado e escassez de talentos qualificados representa um grande desafio para a adoção da IA nas empresas brasileiras. De acordo com o estudo Transformação Digital e Líderes de Negócios” realizado pelo instituto Data-Makers, 46% dos líderes de empresas apontam a falta de profissionais qualificados como uma das principais barreiras para a digitalização, enquanto 37% atribuem essa dificuldade ao baixo conhecimento sobre temas relacionados.

 

Sem profissionais com habilidades técnicas avançadas, como ciência da computação e análise de dados, muitas organizações enfrentam dificuldades não só para implementar, mas também para manter soluções de IA de forma eficaz. O especialista aponta que, para superar esses desafios, é fundamental que as empresas invistam tanto em capacitação quanto no desenvolvimento de uma infraestrutura tecnológica adequada, garantindo que estejam preparadas para competir em um mercado cada vez mais digitalizado e inteligente.