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Pesquisa aponta próximas tendências em varejo para 2023

Pesquisa aponta próximas tendências em varejo para 2023

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Entre as futuras soluções preparadas para chegar ao mercado estão o RFID, que foi analisada detidamente em evento de empresa de tecnologia

Recentemente, a Zebra Technologies realizou o RFID Summit, evento para seus parceiros de canal onde foi analisado o panorama atual de diferentes indústrias, principalmente do varejo, como o setor avançou em sua modernização nos últimos meses e como está encarando as tendencias para 2023, dois anos após o início da emergência sanitária que obrigou os varejistas a acelerar sua transformação digital.

Com a participação de especialistas, como Eric Malmed, gerente de produto de RFID Data Capture, Ankan Basak, gerente de software para RFID, Daniel Vargas, gerente general de produtos para América Latina, César Zapata, gerente sênior de contas, e Yanine Lira, gerente de contas de canal LATAM, em conjunto com GS1, a empresa divulgou as principais tendências para os diferentes setores da região, entre as quais se destaca a aplicação das tecnologias de rastreamento em tempo real, como o RFID.

Estas soluções estão presentes e podem melhorar várias etapas da operação comercial. Principalmente, ajuda aos responsáveis a entender as informações por trás de cada produto para tomar melhores decisões devido ao monitoramento constante. A tecnologia de identificação por radiofrequência também oferece segurança e rastreabilidade às organizações, que procuram melhorar a eficiência nas questões logísticas e cumprir com sucesso todos os seus canais.

As necessidades dos clientes continuam, são vastas e para cumpri-las o conhecimento é fundamental. Embora a tecnologia RFID seja de difícil leitura para o consumidor, ela desempenha um papel importante na experiência de compra, pois devido à sua aplicação, o varejista pode proporcionar informações sobre o uso do produto, seus materiais ou até sua reciclabilidade. Enquanto, para os varejistas, funciona como um aliado nos sistemas antifurto, controle dinâmico de preços, implantação de novas soluções de pagamento e retiradas e devoluções de produtos.

Tanto é a relevância das tecnologias que permitem uma visão holística de estoque que hoje em dia os varejistas também têm pressionado os fabricantes a trabalharem com essas soluções em conjunto. Os fabricantes que atendem essas exigências e que fazem leituras constantes cada vez que o produto é movido, têm melhorado diversos aspetos como a precisão do faturamento, planejamento logístico, processo de reabastecimento, estratégias de distribuição e muito mais. Também tem sido útil para seus parceiros no controle de embarques e armazenamento, e para seus clientes, no planejamento de seus estoques.

O painel também abordou as principais preocupações dos líderes do setor em relação à inclusão de etiquetas RFID e outras soluções de localização em tempo real (RTLS, na sigla em inglês), entre as quais se destacou o investimento econômico. Com exemplos do retorno do investimento, pode-se observar como o segredo para fazer um investimento inteligente é selecionar os equipamentos, etiquetas e cruzamentos adequados a cada caso.

No varejo, as empresas fazem combinações que abrangem tamanhos, tipos de leituras, superfícies a serem escaneadas, etiquetas especiais, ambiente de aplicação, entre outros – opções tão diversas e adaptáveis quanto aos objetivos de cada organização e que apresentam um desenvolvimento mais seguro e personalizado para eles, o que também se traduz em segurança.

A empresa concluiu que há um futuro promissor para a aplicação de soluções de rastreamento em tempo real e que a região da América Latina está a caminho de se tornar mais inclusiva com elas. A oferta é ampla e inclui sensores, impressoras, scanners, softwares, antenas e infraestrutura fixa que se adapta às necessidades de cada negócio.