Depois de registrar um forte crescimento nos resultados, mas que atualmente se encontra em um ponto importante de virada do cenário econômico global, a pesquisa “Os Poderosos do Varejo Global 2019”, elaborada pela Deloitte, revisa esta situação da economia e seu impacto no varejo diante do aumento da inflação, mudanças nas políticas fiscais e econômicas, da desvalorização cambial dos mercados emergentes, entre outros fatores, que geram agora uma leve desaceleração.
O Brasil, que ainda se recupera de uma recessão econômica, está presente no ranking, com três grandes empresas, são elas: Lojas Americanas, na 178ª posição, seguida pela Raia Drogasil (223ª) e pelo Magazine Luiza (249ª). “Dado o fato de a economia estar ainda em processo de recuperação, após uma das piores recessões dos últimos tempos, ter não só uma, como três empresas brasileiras ao lado de grandes nomes de um ranking mundial é um fator relevante para as perspectivas do setor varejo e o futuro econômico do país”, avalia Reynaldo Saad, sócio-líder da indústria de Consumer da Deloitte.
No ranking global, gigantes como Walmart e Amazon aparecem nos chamados Top 10, com Walmart em primeiro lugar, mantendo sua posição de maior varejista de todo o globo. De acordo com o levantamento, que compreendeu o ano fiscal de 2017, as 250 maiores varejistas globais geraram receitas agregadas de US$ 4,53 trilhões, representando um crescimento composto de 5,7% em relação ao ano anterior.
Especificamente sobre o país, o estudo analisa que o Brasil está em uma encruzilhada. A economia se recupera lentamente de sua pior recessão da era moderna. Um governo recém-eleito com promessas de grandes mudanças, cuja direção ainda permanece incerta, liderado por um presidente da direita, que no passado favoreceu políticas estatistas, protecionistas e isolacionistas. A expectativa se encontra então, na direção que o governo determinará ao futuro econômico dos brasileiros.
Global Powers of Retailing 2019
A 22ª edição da pesquisa Global Powers of Retailing foi realizada com 250 empresas, incluídas com base na receita de varejo para o ano fiscal de 2017 (abrangendo os exercícios fiscais das empresas até junho de 2018). O estudo tem como objetivo oferecer um reflexo da dinâmica do mercado e do impacto sobre o setor de varejo durante o período.
Varejo em transformação
Em dezembro de 2018, a Deloitte divulgou o levantamento Varejo em Transformação que abordou justamente a posição das varejistas brasileiras diante da retomada da economia no país. A pesquisa divulgou que das 126 empresas participantes, 66% precisaram readaptar seus planos de negócios, diante de um novo perfil do consumidor e de um contexto socioeconômico complexo, e aqueles que conseguiram identificar a necessidade destas mudanças tiveram êxito nos resultados dos seus negócios.