Muita gente já conhece o nome do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e até já sabe que lá estão incubadas diversas startups, que são pequenas empresas com ideias tecnológicas, universidades e institutos voltados à inovação. O que a maioria do público não sabe é que o PTS está de portas abertas para que a comunidade conheça a inovação que está sendo desenvolvida por lá. É o programa “Parque Aberto”, que teve início em março de 2016 e já recebeu cerca de 240 visitantes de toda a região.
As visitas são realizadas toda quinta-feira, exceto feriados, sempre às 9h, e tem duração de aproximadamente uma hora. Inicialmente, os participantes realizam uma integração rápida, assistindo a uma apresentação sobre o Parque Tecnológico. Em seguida, podem percorrer o local conhecendo as instalações.
“Nosso objetivo é despertar nos estudantes e na comunidade o interesse pela inovação e empreendedorismo, para que eles caminhem lado a lado com o desenvolvimento tecnológico e, no futuro, possam apresentar projetos de impacto, transformando-se em benefício para a cidade e a população”, destacou Marcelo De Santis Ferreira, coordenador da incubadora do PTS e responsável pelo programa.
A inovação na prática
Recentemente, cerca de 30 alunos dos cursos de Gestão Empresarial e Informática Empresarial do Grupo All Net, com idade entre 17 e 30 anos, estiveram no Parque Tecnológico. O professor responsável pela turma, Evandro Aranha, contou que a visita foi ao encontro do que é ensinado em sala de aula.
“Foi um grande presente aos estudantes, que terminaram a visita cheios de ideias inovadoras. O mais importante foi mostrar aos jovens que é possível conciliar os interesses empresariais com o social e o meio ambiente. Eles ficaram encantados com o que viram e multiplicaram o conhecimento com os colegas durante a ‘Semana do Empreendedorismo’ na escola. Queremos retornar ao local com outros estudantes em breve”, completa o professor.