Edit Content

Menu

169 (1)

Parceria do Senac Nacional visa formar 100 mil profissionais de TI até 2028

Parceria do Senac Nacional visa formar 100 mil profissionais de TI até 2028

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Convênio com a Cisco Network Academy foi relançado durante o Cisco Connect 2023, em São Paulo, com o objetivo de agir contra o gap de mão de obra na área de tecnologia e fomentar a transformação digital de Pequenas e Médias Empresas. O portfólio expandido do projeto oferecerá certificações de nível básico para que os alunos iniciem o processo de especialização com mais preparo

Durante as apresentações do Cisco Connect 2023, ocorrido na quinta-feira (05) em São Paulo, a empresa celebrou a ampliação do acordo entre a Cisco Network Academy (NetAcad) e o Senac Nacional, visando a formação em TI de 100 mil profissionais nos próximos 5 anos. Entre as proficiências oferecidas pelo projeto estão habilidades digitais, Programação, redes e Cibersegurança.

“Para o Senac, a parceria com a Cisco é uma iniciativa estratégica que amplia o posicionamento da instituição na qualificação e requalificação de profissionais do setor de tecnologia, colaborando com os postos de trabalho e também com a inclusão social. Além disso, a ação fortalece nosso Programa de Educação Profissional 4.0 e oferece portfólios e percursos formativos aderentes às necessidades dos setores mais pressionados e impactados pela Revolução 4.0”, afirmou o Diretor-Geral interino do Departamento Nacional do Senac, Marcus Fernandes, em coletiva de apresentação da parceria.

Segundo os executivos, o projeto já está com as inscrições abertas em um portifólio com cerca de 40 cursos, uma ampliação na oferta do programa Cisco Networking Academy. Os cursos prometem gerar certificações iniciais de CCENT (Cisco Certification Entry Network Technician), possibilitando ao estudante garantir uma bagagem adicional antes de buscar outros níveis de especialização.

Outro objetivo é difundir metodologias de alinhamento curricular entre os cursos oferecidos em conjunto, prática que pode ser estendida também para programas e políticas governamentais como, por exemplo, o Novo Ensino Médio. Estimular a certificação avançada e internacional de docentes e alunos do Senac também é parte da iniciativa.

A parceria também busca desenvolver as próprias atividades educacionais a partir da abertura de novas Academias pelo Senac e treinamento de mais instrutores em sua rede. O novo convênio também prevê o fortalecimento do Comitê Executivo Senac-Cisco Networking Academy para traçar planos e estratégias conjuntas, além de organizar eventos que engajem professores e alunos.

Na visão de Ricardo Mucci, Managing Director da Cisco Brasil, o projeto de profissionalização tem a capacidade de enfrentar, especialmente, problemas envolvendo a transformação digital de Pequenas e Médias Empresas, pois elas enfrentam um mercado com altíssima demanda e pouca oferta de talentos ao seu alcance.

“As Pequenas e Médias Empresas têm dificuldades de tomar o caminho da digitalização por dois motivos: desconhecimento da própria capacidade, gerando desconforto no momento da digitalização; e falta de percepção do potencial de eficiência que essa iniciativa provê. Essas incertezas acabam culminando na formação de pessoas capacitadas para propor projetos de transformação digital acessível às PMEs”, analisou Mucci.