Estudo mostra ainda que 96% das pequenas empresas brasileiras dizem que sobreviveram à pandemia graças às vendas online e hoje, quase 50% do seu faturamento vem do e-commerce
À medida que a Visa dá continuidade à sua meta de habilitar digitalmente 50 milhões de micro e pequenas empresas (MPEs), a nova edição do estudo global “Visa Back to Business – 2022 SMB Outlook” revela que 97% dos consumidores brasileiros pretendem continuar usando pagamentos digitais tanto quanto, ou até mais, do que em 2021. Além disso, para 93% das MPEs brasileiras pesquisadas, aceitar novas formas de pagamento é fundamental para seu crescimento, sinalizando que os pagamentos digitais não são mais um meio de se reinventar e sobreviver, mas de crescer em um mundo de novas realidades digitais.
“Os pagamentos deixaram de ser um simples meio de completar uma venda. Eles ajudam a criar uma experiência simples e segura que reflita a marca em todos os canais e ofereça utilidade à empresa e seus clientes”, diz Jeni Mundy, head global de Merchant Sales e Acquiring da Visa.
O estudo deste ano pesquisou pequenos empresários e consumidores de nove países, incluindo o Brasil, e revelou um consenso de que a perspectiva para 2022 é de otimismo e planos para aumentar ainda mais a digitalização:
O caminho para as MPEs em 2022
• 2022 traz otimismo: 97% das MPEs brasileiras se dizem otimistas com o futuro do seu negócio – o maior nível de otimismo registrado nos estudos Visa Back to Business até o momento.
• Acelerando em direção a um futuro sem dinheiro de papel: a maioria das pequenas empresas brasileiras (58%) disse que já opera ou pretende operar totalmente sem dinheiro em espécie nos próximos dois anos. Elas chegarão a esse futuro antes dos consumidores brasileiros – 50% diz que pretende abandonar totalmente o uso de dinheiro em espécie nos próximos dois anos.
• As MPEs estão abraçando os pagamentos digitais – inclusive as criptomoedas: 92% dos pequenos empresários brasileiros disseram que planejam aceitar alguma forma de pagamento digital em 2022, incluindo criptomoedas (32%) e pagamentos por aproximação (52%).
• O e-commerce impulsionou os negócios: 96% das pequenas empresas brasileiras com presença online dizem ter sobrevivido à pandemia graças ao e-commerce, que respondeu por 53%, em média, do faturamento¹.
• Segundo os pequenos empresários brasileiros, em 2022, as melhores oportunidades para alcançar novos clientes são investir mais em marketing (53%), aumentar a presença na mídia social (46%) e aceitar novas formas de pagamento (45%).
Os consumidores dão o tom em 2022
• Carrinhos de compras abandonados na vida real (IRL): considerando que 53% dos consumidores brasileiros disseram que já abandonaram uma compra porque o vendedor não aceitava pagamentos digitais, continuar aumentando a aceitação de pagamentos digitais é uma decisão sensata por parte das MPEs;
• Entre os consumidores brasileiros, 76% disseram que, devido à pandemia, passaram a dar preferência aos pagamentos digitais, mudando sua forma de comprar;
• Em 2022, 91% dos consumidores brasileiros planejam comprar tanto quanto, ou até mais, de pequenas empresas.