Edit Content

Menu

shutterstock_415938634_Xcages

Os gastos com GenAI podem ultrapassar U$600 bilhões em 2025

Os gastos com GenAI podem ultrapassar U$600 bilhões em 2025

Pesquisa prevê que CIOs devem se preparar para o aumento dos gastos com GenAI em 2025, impulsionados por melhores modelos de base e pela crescente demanda por produtos de Inteligência Artificial

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Segundo relatório do Gartner, espera-se que os gastos com Inteligência Artificial Generativa (GenAI) no mundo totalizem US$ 644 bilhões em 2025, um aumento de 76,4% em relação a 2024. Os especialistas afirmaram que os fornecedores de modelos de base estão fazendo enormes investimentos para melhorar o desempenho da tecnologia.

 

A organização informou que os gastos com Inteligência Artificial Generativa devem ter um crescimento significativo em todos os principais mercados e submercados em 2025. Além disso, terá um impacto em todos os aspectos dos mercados de gastos com TI, o que sugere que o futuro das tecnologias de IA se tornaram parte integrante das operações de negócios e dos produtos de consumo.

 

Os gastos com GenAI

 

O Vice-Presidente e Analista do Gartner, John-David Lovelock explicou que o papel dos CIOs (Chief Information Officers)  na situação atual é de escolher soluções comerciais prontas para uso, com implementação e valor para os negócios mais previsíveis.

 

Os gastos com GenAI em 2025 serão impulsionados em grande parte pela integração de recursos de IA em hardware, como servidores, smartphones e PCs, com 80% dos gastos com Inteligência Artificial Generativa destinados a hardware, diz o relatório.

 

“A trajetória de crescimento do mercado é fortemente influenciada pela prevalência cada vez maior de dispositivos habilitados para IA, que deverão representar quase todo o mercado de dispositivos de consumo até 2028”, explicou  Lovelock.

 

Entretanto o especialista afirma que os consumidores não estão demandando esse tipo de recurso. Mas a medida que os fabricantes incorporam a GenAI como um padrão em dispositivos de consumo, haverá uma demanda comercial.