Maturidade em SI, Investimentos em IA e Metaverso e planos de desenvolvimento e humanização são alguns dos tópicos essenciais aos novos C-Levels
*Por Dario Perez
Tecnologia, Gestão e Marketing. É sob essa tríade de disciplinas que o chamado CEO digital deve se debruçar, caso seu objetivo seja se destacar no mercado e, claro, alavancar sua empresa.
CEO Digital é o termo que venho cunhando para descrever o novo perfil de CEO da década. Um profissional que precisa entender de todas as matérias que vocês já sabem que existem em uma escola de administração, mas com uma boa injeção das novas práticas que o Digital trouxe e nos fez remodelar tudo que entendemos como entrega de valor para o nosso cliente.
É claro que não há uma fórmula mágica para o sucesso, mas existem pontos que merecem mais atenção e que irão, invariavelmente, impactar os negócios nos próximos anos.
Para ajudar os CEOs e gestores, nós da Hyper Group pesquisamos as principais tendências que esse CEO Digital precisa ficar ligado. Para vocês, vou listar abaixo algumas dicas que foram levantadas em conversas com nossa base de clientes. Confira:
- Democratização da Inteligência Artificial: A IA, como é popularmente conhecida, ganha cada vez mais destaque em nossa vida. Um ótimo exemplo é o ChatGPT, que gerou um buzz enorme em todos os mercados. Em apenas 5 dias, o chatGPT adquiriu 1 milhão de usuários’! Por isso, é preciso acompanhar as tendências e entender que é possível aplicar a IA em geração de conteúdos e insights cada vez mais assertivos;
- Cultura de Cybersecurity: nosso país é um dos principais alvos de ataques cibernéticos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, em 2022. O CEO que deseja mitigar os riscos deve apostar na cultura de segurança da informação dentro do seu negócio. Sofrer um ataque hacker não é uma questão de si, mas de quando! Somente uma cultura forte e a empresa toda trabalhando em prol da segurança dos seus ambientes que o CEO Digital poderá evitar problemas catastróficos. Portanto, cybersecurity deve ser tido como estratégia de cada área de negócio em seu cascateamento de indicadores-chave. Assim como os OKRs se tornaram essenciais aos negócios atuais, devemos espetar essa mentalidade de segurança em nossas empresas também.
- Metaverso: esse conceito já é uma realidade no mundo dos negócios, mas é preciso entender que não é para qualquer um. Isso acontece porque o ROI no metaverso ainda é, para muitas empresas, baixo e os investimentos são altos, para uma adoção muito embrionária. Ainda estamos na fase de subida do vale da morte e vamos aprender muito sobre o que realmente funciona ou não. Um exemplo é o Facebook, que segue investindo bilhões, sob olhares céticos de seus investidores.
- MicroSaaS: já ouviu sobre esse conceito? Caso negativo, melhor ficar mais atento. Trata-se de um sistema no modelo Software as A Service com ultra foco em resolver uma ou duas demandas, de forma otimizada, com uma pequena e dedicada base de usuários. As Soluções micro SaaS tem sido grande aliada de grandes corporações, quando a superfície de contato de um problema é menor que o custo para resolvê-la por inteiro.
- Cultura aliada à propósito: segundo dados do O.C. Tanner Global Culture Report 2022, 5% dos trabalhadores dizem que o número de pessoas com quem interagem no trabalho diminuiu e 57% das pessoas dizem que se envolvem em menos atividades sociais. Portanto, a criação de planos estruturados, humanização, engajamento e capacitação são itens imperativos para o CEO Digital que deseja um time engajado;
- Social Research: esse conceito trata-se de realizar, cada vez mais, pesquisas por produtos nas redes sociais. Nesse cenário, vale lembrar que o Brasil é o terceiro país do mundo que mais usa redes sociais e 75% dos consumidores têm o hábito de pesquisar nesses ambientes digitais antes de efetuar uma compra. Posicionar sua marca nesses canais é crucial para ajudar o seu cliente na tomada de decisão.
- Bite-sized Video Content: no atual mundo digital, a aposta em vídeos curtos, que proporcionam ensinamentos diversos aos seus usuários são cada vez mais aplicados. Trata-se de uma solução interessante para atrair e fidelizar consumidores das novas gerações;
- Colaboradores influenciadores: De acordo com um estudo feito pela PostBeyond, empresa dedicada para iniciativas de employee advocacy, aponta que as informações e mensagens que são publicadas pelos próprios funcionários tem um alcance de 561% maior em comparação com os canais da própria companhia. Ou seja, esses dados mostram que é de grande valia que os colaboradores compartilhem as práticas internas, os valores e missões das companhias, isso porque eles podem ajudar a atrair novos talentos e a fortalecer como marca empregadora.
Por fim, como disse no início deste artigo, não há fórmula mágica e essas são apenas algumas das soluções que o novo CEO Digital deve ficar atento. Poderíamos ainda destrinchar aqui temas relevantes, como Live Commerce ou até mesmo o fenômeno do Tik Tok. Mas me alongaria demais e esses assuntos merecem um artigo só para eles.
De qualquer forma, reveja seus conceitos, aposte nas novas soluções e plataformas existentes e seja, de fato, um CEO Digital.
* Dario Perez é CEO da Hyper Group.