Orfeu Cafés Especiais, marca referência que há 20 anos estabelece a excelência na produção de cafés no país, tem na tecnologia uma aliada estratégica para controlar as múltiplas variáveis de sua operação. A companhia digitalizou seu chão de fábrica, eliminou erros manuais, mitigou o desperdício de matéria-prima e fortaleceu a gestão integrada de ponta a ponta.
Para realizar a implementação do projeto foram adotadas soluções da TOTVS. De acordo com a organização a operação complexa, que vai do plantio à torrefação e comercialização, precisava de uma plataforma robusta para sustentar seu padrão de qualidade. A parceria, iniciada em 2015 com a adoção do TOTVS Backoffice – Linha Protheus, evoluiu para atender às demandas específicas da indústria. Hoje, além do ERP, de soluções para o RH e do sistema de gestão para manufatura, o grande destaque é o MES by PPI Multitask, que revolucionou o controle da produção.
Antes da implementação do sistema, o processo era moroso e baseado em anotações manuais em ordens de produção, o que gerava menor precisão e dificultava o controle de insumos. “O MES by PPI Multitask trouxe a tecnologia para o chão de fábrica. Com a implantação, as falhas de apontamento acabaram e passamos a ter um controle real do consumo de matéria-prima, garantindo mais segurança e menos desperdício”, afirma Ricardo Madureira, CEO da Orfeu Cafés Especiais.
A solução é utilizada por cerca de 40 profissionais, da torrefação ao envase, e fornece indicadores precisos para a gestão. Para suportar o crescimento contínuo da operação, a Orfeu também está implementando o TOTVS WMS SaaS, que trará mais inteligência e controle para toda a operação logística da empresa.
“A jornada com a Orfeu Cafés Especiais demonstra o poder de uma parceria que evolui com o cliente, indo da gestão do backoffice ao coração da operação no chão de fábrica”, comenta Angela Gheller, diretora de produtos para Manufatura da TOTVS. “Ao adotar diversos sistemas para apoiar o backoffice e digitalizar a produção com o MES by PPI Multitask, Orfeu não apenas ganhou eficiência, mas transformou dados operacionais em inteligência para o negócio. É gratificante ver nossas soluções gerando resultados tão concretos e reforçando nosso propósito de impulsionar a competitividade da indústria nacional.”


