De acordo com Paulo Padrão, Vice-Presidente Sênior & General Manager LATAM da ASG Technologies, a inteligência de dados e o gerenciamento de conteúdo são chaves de um novo mundo que foi totalmente mudado devido a pandemia no coronavírus
Para muita gente, a pandemia do coronavírus tem gerado uma sensação de que nada mais será como antes. É um pensamento aparentemente justo, uma vez que todos nós estamos, em alguma medida, aprendendo a viver uma vida diferente, à espera do que muitos já se habituaram a chamar de “o novo normal”. De fato, muita coisa mudou e ainda mudará, mas também é verdade que alguns conceitos já existentes serão reforçados com a crise. É o caso, por exemplo, do papel dos dados digitais na sociedade.
Evidentemente, todo esse movimento global só foi possível por conta de um sólido ajuste de colaboração, unindo diferentes propósitos para garantir a segurança das pessoas. Mas também foi essencial a existência de tecnologias para agrupar, organizar, catalogar, cruzar e recuperar informações úteis para a definição das ações que serviriam de base para os avanços em cada uma das áreas.
Ainda assim, as iniciativas com o uso de dados digitais ganharam os holofotes globais não apenas como um caminho positivo e imune às dúvidas. A utilização dos registros e conteúdos virtuais serviu também para realimentar as discussões sobre o limite da privacidade na era digital.
Na China, por exemplo, o governo criou uma série de soluções para estimular o isolamento social e a busca por saídas do surto a partir da consolidação de informações da população. Entre as ações, destaque para o desenvolvimento de aplicativos capazes de rastrear e monitorar os cidadãos em todas as tarefas do dia a dia – do ato de sair às ruas até onde cada um dos chineses utilizava seus cartões de crédito.
O mesmo aconteceu na Coreia do Sul, país que recebeu vários elogios em relação ao controle de casos e mortes por coronavírus. Lá, a aplicação em uso permite o monitoramento dos indivíduos, principalmente aqueles que foram infectados pelo vírus ou que tiveram contato com pessoas doentes. O controle seria, a princípio, anônimo – mas era possível saber se alguém na sua vizinhança estava contaminado, o que poderia representar, portanto, algum grau de invasão de privacidade.
No Brasil, o uso de ferramentas desse tipo foi aparentemente menor. Digo aparentemente pois é fato que diversos Estados usaram dados de geolocalização para monitorar o nível de isolamento social e diversos aplicativos e lojas virtuais também se renderam às ferramentas desse mercado para garantir a comunicação com os clientes.
Neste contexto, é válido destacar que ninguém duvida de que a “intenção” por trás dos apps da China e da Coreia do Sul ou das iniciativas de gestão governamental no Brasil eram boas. Entretanto, também deixam evidente que a disponibilidade de nossas informações pessoais leva ao fim da privacidade de cada um de nós.
É neste cenário que a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) ganha total sentido em tempos de pandemia – e depois dela. Além disso, não importa mais se a legislação foi ou será oficialmente adiada – a verdade é que hoje em dia poucos indivíduos ou grupos ainda conseguem duvidar dos ganhos práticos que essa lei poderá trazer aos cidadãos de nosso País.
De acordo com estudos internacionais, o uso de soluções em Nuvem cresceu mais de 30% desde o início da pandemia, alimentado pelo avanço das ferramentas de e-commerce, novos métodos de atendimento virtual e, ainda, pelo trabalho remoto. Como consequência, o tráfego de dados está em alta, com mais informação valiosa circulando por aí.
Vale salientar que, embora o crescimento dessas cargas tenha ocorrido de surpresa, muitas vezes sem planejamento algum, nada sugere que essa perspectiva de aumento no volume de dados em rede mudará após a pandemia. Pelo contrário: muitos empreendedores finalmente perceberam que é que possível, sim, usar o mundo on-line para gerar negócios. A tendência, portanto, é que os índices de uso de informações e registros virtuais siga se expandindo diariamente.
Por isso, a questão é: o que pode ser feito para agregar mais inteligência e segurança ao enorme volume de operações e dados digitais que estão crescendo nesse “novo normal”, com o mundo a cada dia mais on-line? O futuro nos indica que será essencial ampliar a capacidade de proteção às informações e, além disso, a implementação de ferramentas práticas para automatizar e potencializar a utilização dos registros armazenados. Para tanto, é fato que a LGPD ajudará a nortear as organizações, estipulando diretrizes.
A inteligência de dados e o gerenciamento de conteúdo são chaves desse novo mundo. É assim que poderemos unir os ganhos relativos à inovação tecnológica das estratégias orientadas por dados e, ao mesmo tempo, impedir que a utilização indevida das informações pessoais aconteça e coloque em risco a satisfação de clientes e cidadãos. É preciso ter cuidado, mas é fundamental seguir em frente – afinal, assim como na pandemia, estamos tentando buscar uma vida mais saudável, segura e, com certeza, melhor.
*Por Paulo Padrão, Vice-Presidente Sênior & General Manager LATAM da ASG Technologies