Uma vez que a transformação digital já está acontecendo em diversas frentes nas organizações, as equipes de Tecnologia da Informação também devem seguir esse ritmo e aplicar mudanças em seus ambientes. Na visão da Dell EMC, quanto mais rápido a TI se transformar, mais ela será primordial para as empresas atingirem a digitalização dos negócios.
Para entender esse processo de mudança e maturidade das áreas de TI no quesito digital, a Dell EMC encomendou uma pesquisa para a ESG (Enterprise Strategy Group) com 1.000 executivos em diversos países, sendo 100 no Brasil. E essa transformação da TI está baseada em três fases: modernização da infraestrutura e data center; automatização da entrega de serviços de TI; e mudanças nas operações afim de melhorar a relação de processos e pessoas.
De acordo com a ESG, a adoção de tecnologias modernas no data center, como sistemas de storage escaláveis e infraestrutura hiperconvergente, podem aumentar a agilidade e o tempo de resposta da TI, assim como as entregas e o desenvolvimento de aplicações.
Das 1.000 empresas respondentes, apenas 5% estão no estágio 100% transformadas, ou seja, são operações preparadas para o novo momento da digitalização, por meio de infraestrutura, processos e metodologias adequadas. 41% estão na fase de evolução da transformação de TI com alguns projetos de modernização em andamento.
Outros 42% se enquadram no grupo “emergente”, com algum progresso rumo à transformação de TI. E os outros 12% são empresas que se encaixam entre as “legadas”, com pouquíssimo – ou nenhum – avanço nas questões relacionadas à reforma da equipe de TI.
“De acordo com a nossa experiência no mercado brasileiro, nenhuma companhia local está entre as 5% que têm uma TI totalmente transformada. As grandes empresas com maior maturidade tecnológica estão entre os estágios de evolução”, pontua Giampaolo V. Michelucci, presidente da Dell EMC Enterprise no Brasil, durante encontro com a imprensa, realizado hoje, 27, em São Paulo. Segundo ele, o desafio aqui é cultural, uma mudança de processos e pessoas, além do budget de tecnologia.
O estudo também apontou que entre as empresas transformadas, 85% acreditam que estão em uma posição forte para competir no mercado e serem bem-sucedidas, contra uma média de 43% das organizações menos maduras. “O processo é longo, estamos falando de uma jornada de mudanças. Mas, de fato, isso precisa acontecer”, acrescenta Michelucci.
Sob nova direção
O executivo acaba de assumir a área de enterprise da Dell EMC no Brasil. Com a junção das duas empresas, que está 100% concluída e portfólio integrado, Giampaolo Michelucci assume a área de grandes contas e clientes globais, enquanto Luis Gonçalves é responsável pela área comercial, que vende o mesmo conjunto de soluções, mas focado em médias e pequenas empresas.
“Os principais ativos da EMC estavam focados em enterprise com características muito próprias. E a Dell tinha um grande volume de empresas como clientes. Mas a cultura das duas organizações sempre foi muito próxima, o que facilitou a junção das operações complemento de portfólio end to end, que envolve PCs, servidores, network e aplicações”, finaliza o presidente.