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O potencial transformador de Data & Analytics no agronegócio brasileiro

O potencial transformador de Data & Analytics no agronegócio brasileiro

Uma pesquisa mostra que 69% dos CEOs do agronegócio estão animados com o aquecimento da economia. Diante disso, o investimento em inovação e tecnologia é essencial para impulsionar esse setor, uma vez que contribui para aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos e serviços

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Por Rodrigo Strey, vice-presidente da AMcom

 

O cenário do agronegócio brasileiro tem sido marcado por um otimismo crescente, impulsionado por diversos fatores, dentre os quais se destaca o investimento em inovação e tecnologia. Estes investimentos contemplam inúmeras iniciativas, desde máquinas autônomas, monitoramento por drones e sensores distribuídos pelas vastas etapas da cadeia produtiva. O papel que desempenha a estratégia orientada por dados, conhecida como Data & Analytics, tem sido fundamental nesse contexto de desenvolvimento sustentável e competitivo do setor.

 

Uma pesquisa da PwC mostra que 69% dos CEOs do agronegócio estão animados com o aquecimento da economia. Essa confiança é baseada não apenas em uma visão macroeconômica, mas também na compreensão cada vez mais ampla dos benefícios que a tecnologia pode proporcionar ao setor.

 

O investimento em inovação e tecnologia é essencial para impulsionar o agronegócio brasileiro, uma vez que contribui para aumentar a eficiência operacional, reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, e ampliar a competitividade no mercado global. Hoje, 67% das propriedades já trabalham com algum tipo de tecnologia, de acordo com a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP).

 

Mas ainda há oportunidades de crescimento e implementar uma cultura data-driven – ou seja, orientada por dados – tem se destacado não apenas como uma tendência, mas especialmente como uma estratégia competitiva.

 

Um estudo feito em parceria com três entidades – Embrapa, Sebrae e Inpe – aponta que 84% dos profissionais do agro utilizam ao menos uma tecnologia digital em seu processo produtivo. Dentre eles, 66,1% exploram a ferramenta para ter acesso a informações e planejamento das atividades da propriedade; 43,3% para fazer gestão da propriedade rural; 40,5% para compra e venda de insumos, de produtos e da produção; 32,7% para mapeamento e planejamento do uso da terra e 30,2% para previsão de riscos climáticos.

 

Assim, a estratégia de dados – que contempla não apenas ferramentas de visualização, como Business Intelligence, mas também a modernização e integração de sistemas, arquitetura e governança de dados – leva gestores à tomada de decisões estratégicas muito mais precisas e até mesmo antecipadas acerca de variáveis como clima, solo, produção, previsão de oferta e demanda, eficiência energética, logística, entre outros.

 

Além de um repositório de dados, é preciso garantir que processos, tecnologia e governança desses dados estejam estruturados de forma eficiente e segura. Só assim a tecnologia poderá elevar a companhia à liderança em seu segmento de atuação, prevendo cenários e otimizando o fluxo de trabalho.

 

Dentre as inúmeras possibilidades de geração de valor dos dados no agronegócio como um todo, podemos destacar a necessidade de garantia de estoque, de conseguir melhores preços, dentre outros. No fim, ter uma estratégia e tecnologias que apoiem em uma inteligência competitiva por meio de dados torna-se essencial. Neste sentido, a competitividade não pode depender de processos manuais e repetitivos, sujeitos a erros, indisponibilidade, e outras situações.

 

Por exemplo, em um de nossos clientes – uma das maiores traders de grãos mundial – o mapeamento de informações sobre milho, soja e trigo era feito de forma manual, dependendo de um colaborador realizar coleta, análise e, posteriormente, insights para o negócio. Quando os resultados chegavam, toneladas de commodities já haviam sido negociadas, prejudicando a estratégia de mercado da empresa. A solução desenvolvida e implementada pela AMcom automatizou todo o processo. Além de eliminar possíveis erros e melhorar o processo, estas decisões hoje são tomadas com 75% maior rapidez.

 

Assim, podemos destacar a importância da inteligência de dados no agronegócio, gerando valor para as empresas através da tomada de decisões assertivas e impactantes para seu crescimento.

 

Nesse cenário, é possível perceber que os investidores têm voltado sua atenção para o agronegócio brasileiro, reconhecendo as oportunidades oferecidas por um setor seguro e promissor. O Brasil, com sua vasta extensão territorial e seu papel de destaque na produção agrícola mundial, apresenta um enorme potencial para o desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas em tecnologia.

 

Aqui na AMcom, nós auxiliamos as organizações a evoluírem nesta jornada, sem a necessidade de terem que implementar um processo complexo ou que inclua a necessidade de investimentos robustos em plataformas tecnológicas complexas. O importante é iniciar o processo e começar a colher os resultados à medida que este caminho é trilhado.

 

*Rodrigo Strey, vice-presidente da AMcom