Edit Content

Menu

20 (1)

O impacto da IA e dos Super Apps na Transformação Digital do varejo

O impacto da IA e dos Super Apps na Transformação Digital do varejo

A Inteligência Artificial é uma tendência no varejo, que pode aproveitar o potencial dessa tecnologia para criar assistentes virtuais que facilitam a comunicação com os consumidores, dentre outras funcionalidades

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Por Ricardo Recchi e Aguilar José Simon

 

A Transformação Digital é uma realidade no setor varejista nacional, que passou a aplicar novas tecnologias em seus processos de compra e venda visando, principalmente, atender às expectativas das demandas de seus clientes. Não à toa, segundo o Relatório Varejo 2023 da Adyen, 69% dos consumidores esperam que as lojas memorizem suas preferências e histórico de compras para oferecer um atendimento mais personalizado.

 

Este cenário demanda a modernização e a digitalização de processos de forma constante, ou seja, as empresas varejistas que não estiverem tecnologicamente preparadas para esta tendência irão enfrentar sérios riscos de perda de competitividade nesse mercado.

 

Quando falamos em levar comodidade ao consumidor, outras frentes podem ser desenvolvidas, como a criação de aplicações conhecidas como Super Apps, que reúnem diversos serviços em um único sistema, como compras, pagamentos, chats virtuais, troca de informações e mensagens, entre outros, dentro de um único aplicativo, permitindo que os usuários explorem e executam diversas funções sem ter a necessidade de alternar entre diferentes sistemas ou telas.

 

Esse conceito já é uma realidade em alguns mercados, como o famoso WeChat, Super App chinês que nasceu como um aplicativo de mensagens e passou a oferecer aos  usuários a realização de pagamentos digitais, se tornando a principal plataforma nesse segmento atualmente, com mais de 1,6 bilhão de adeptos, segundo informações do Statista.

 

Por meio de aplicativos como esse, os clientes do setor varejista teriam acesso a diversos tipos de funcionalidades integradas em um mesmo sistema, como pagamentos, trocas, devoluções de produtos, mensagens, financiamentos, entre outros, que trariam comodidade e facilidade aos usuários.

 

Para viabilizar um desenvolvimento como esse, a orientação é buscar ferramentas que simplificam o desenvolvimento de soluções, tornando a criação de um Super App algo possível e menos complexo.

 

O uso de uma plataforma Low-Code é uma saída para os desenvolvedores na construção dessas aplicações, pois permite o desenvolvimento com menos código e, portanto, reduz o tempo de programação. Além disso, o Low-Code também pode transformar um aplicativo nativo em um Super App, sem contar a facilidade de atualizações constantes que podem ser aplicadas a essa nova geração de aplicativos.

 

A Inteligência Artificial também é outra tendência no varejo, que pode aproveitar o potencial dessa tecnologia para criar assistentes virtuais que facilitam a comunicação com os consumidores, dentre outras funcionalidades. Esses assistentes são capazes de responder a dúvidas de forma rápida e eficaz, além de ampliar o leque de informações disponíveis para os clientes. Isso não apenas melhora a experiência do usuário, mas também aumenta a produtividade dos colaboradores, que não precisam estar logados no chat  todo o tempo para atender às solicitações dos clientes.

 

Em linhas gerais, estamos vivendo desafios em todas as esferas, constantemente nos deparando com novas exigências. E a tecnologia está ao alcance de todos os profissionais que buscam caminhos para melhorar a experiência do cliente e agregar valor aos negócios. A solução é encontrar apoio nas inovações tecnológicas para criar um ecossistema que atenda às demandas do mercado de forma eficaz.

 

*Ricardo Recchi é country manager Brasil, Portugal e Cabo Verde da Genexus by Globant
*Aguilar José SImon é gerente de Tecnologia da Informação na Cybelar