Edit Content

Menu

Nuvemshop adota automação da TI e amplia economia da infraestrutura

Nuvemshop adota automação da TI e amplia economia da infraestrutura

Em apenas seis meses, depois de implementar o IBM Turbonomic, a plataforma de e-commerce reduziu em 45% os gastos fixos com TI no país, superando a meta prevista para 2025

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, implementou o IBM Turbonomic e reduziu seus custos fixos com operações de TI no Brasil em mais de R$ 1,1 milhão ao mês. Em apenas seis meses, a companhia alcançou uma economia de 45% sobre os gastos relacionados aos recursos tecnológicos utilizados no país, superando a meta prevista para 2025.

O projeto foi iniciado no fim de 2023, com um modelo de gestão focado em agregar valor aos negócios. A empresa tinha a missão de organizar os processos de gestão para otimizar a utilização dos recursos de TI da Nuvemshop, começando pelo Brasil. Diante do desafio, a companhia decidiu avaliar o sistema de automação IBM Turbonomic e envolveu a CXP Brasil, parceira de negócios da IBM, especializada no desenvolvimento de variados projetos para o setor de Finanças.

 

Segundo Walter Rodrigues, diretor de Operações e Alianças da CXP Brasil, a plataforma de automação IBM Turbonomic era a sugestão mais recomendada para organizar a gestão da infraestrutura e otimizar os recursos do ambiente de TI da Nuvemshop.

 

“Nossa experiência com projetos de FinOps comprova que o IBM Turbonomic atende às necessidades de arquiteturas de TI bastantes complexas, como as do setor financeiro, e é um projeto com retorno de investimento (ROI) muito rápido. Por isso, sabíamos que esta seria a ferramenta mais adequada à Nuvemshop, especialmente por se tratar de um ambiente que nasceu 100% em nuvem”, analisa Rodrigues. O executivo recorda que a decisão de adotar o IBM Turbonomic foi quase instantânea, pois os resultados apresentados à Nuvemshop, ainda na fase de testes, já se mostraram surpreendentes. “Iniciamos a prova de conceito e, logo após a análise dos primeiros relatórios, não desligamos mais e a plataforma IBM já entrou em produção”, complementa.

Criada em 2011, a Nuvemshop conta com mais de 130 mil lojistas de pequeno e médio portes baseados em sua plataforma e integra um completo ecossistema varejista que reúne mais de 4 mil parceiros de produtos, serviços e meios de pagamento atualmente. Embora a companhia tenha recebido bilhões em investimentos – inclusive por ter alcançado o “status de unicórnio”, em 2021 –, é importante destacar que o rápido crescimento desse modelo de negócio gera um imediato aumento no consumo dos recursos de TI e, consequentemente, nos custos.

De acordo com Thiago Borges, diretor de TI da Nuvemshop, o conceito FinOps é fundamental para que as operações em expansão se mantenham economicamente saudáveis. E isso significa maximizar receita e provisionar recursos, mantendo a disponibilidade financeira necessária para sustentar o acelerado ritmo de crescimento do negócio, sem afetar a lucratividade.

 

“Ou seja, é fazer mais com menos. E é exatamente nessa equação que a plataforma IBM Turbonomic nos atende com total eficiência, pois nos fornece visibilidade do consumo de recursos utilizados em cloud, inclusive a médio e longo prazos, o que facilita a geração de insights mais assertivos para o provisionamento necessário e traz mais eficiência à gestão de custos operacionais. E isso nos entrega não apenas uma redução nos gastos, como também diminui o preço unitário das transações”, detalha.

Para Thiago Viola, diretor de IA, Dados e Automação da IBM Brasil, a otimização de recursos, a partir de insights gerados por IA é um dos grandes benefícios garantidos pelo IBM Turbonomic. Com funcionalidades avançadas de automação e análise preditiva, além de ajudar a reduzir custos operacionais, o IBM Turbonomic oferece total visibilidade para o planejamento da TI, contemplando provisionamento, modernização e otimização dos variados recursos em todos os tipos de ambiente.

 

“O maior destaque apontado pelos clientes é a agilidade do ROI, graças à expressiva otimização de custos que a plataforma proporciona. Isso mostra que, à medida que as organizações implementam tecnologias com estratégia, de acordo com as suas necessidades e de forma personalizada, o investimento se traduz em lucros crescentes”, finaliza.