Edit Content

Menu

22072

Com nuvem, Raízen otimiza experiência do usuário final

Com nuvem, Raízen otimiza experiência do usuário final

De acordo com companhia, que está utilizando as soluções do Microsoft Azure, 90% das aplicações foram impactadas com resultados positivos

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Raízen está migrando para a nuvem as aplicações usadas por colaboradores e parceiros e, com isso, já observa resultados significativos em acesso, disponibilidade e melhoria da experiência do usuário final. Segundo a empresa, 49% das aplicações migradas não registraram incidentes após o processo e, dentre as 51% restantes, 41% tiveram redução na abertura de incidentes pelos usuários. A companhia, que está utilizando as soluções do Microsoft Azure, afirma que 90% dos apps foram impactadas com resultados positivos.  

 

A redução de chamados para resoluções de problemas destes aplicativos também contribuiu para aprimorar a experiência de usabilidade. De acordo com Fabio Mota, vice-presidente de Serviços aos Negócios e Tecnologia da Raízen, houve ganhos na atualização dos sistemas. “Antes, precisávamos interromper o funcionamento das aplicações para a aplicação de correções de vulnerabilidade, o que impactava na usabilidade dos serviços, que poderiam apresentar um tempo de resposta maior. Agora, com a atualização automática, além de não recebermos feedbacks sobre a interrupção da ferramenta, reduzimos a possibilidade de erros e incidentes”, diz. 

 

A operação também resultou em um ganho de performance: o tempo de resposta de algumas aplicações caiu de 12 para menos de 2 segundos, melhorando diretamente na experiência do usuário, que ficou seis vezes mais rápida. Outro benefício da adoção de nuvem está ligado à produtividade dos times de TI que se dedicam a resolver os chamados de incidentes. Com a redução dessas ocorrências, a equipe ganha tempo para se dedicar a entregas.  

 

A boa performance de aplicativos é algo que impacta o dia a dia em empresas e até dos usuários finais. Uma pesquisa realizada em 2021 pela empresa de chatbots Octadesk, em parceria com a Opinion Box, mostrou que 62% dos entrevistados já deixaram de consumir um produto ou serviço pela experiência ruim em um aplicativo.  

 

“Garantir que a usabilidade de nossas aplicações seja satisfatória para os usuários é uma prioridade em nossa área de tecnologia. Uma boa experiência resulta em otimização de tempo e garante que nossas equipes utilizem as ferramentas adequadas para realizar seu trabalho e se beneficiem dos recursos que a tecnologia oferece”, explica Mota.  

 

A migração para a nuvem foi realizada utilizando a técnica de “revise”, garantindo que as aplicações se beneficiem dos ganhos da cloud, como disponibilidade e capacidade de processamento dinâmico. A meta da empresa é melhorar ainda mais a experiência do cliente (interno e parceiros), reduzir incidentes e entregar melhorias mais rapidamente para o negócio.  

 

“Esse exemplo da migração para a nuvem da Raízen nos mostra o quão fundamental a tecnologia é para os negócios das companhias dos mais variados setores. Ao reduzir os incidentes com as aplicações, os times de tecnologia podem se dedicar a atividades estratégicas e ganham em produtividade enquanto promovem uma melhor experiência para os usuários”, explica diz Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil.