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NRF 2023: o que esperar dessa edição do evento?

NRF 2023: o que esperar dessa edição do evento?

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Conferência deve propor discussões profundas sobre amadurecimento digital, omnicanalidade, soluções de logística e valorização dos profissionais

*Por Fernando Moulin

Finalmente está chegando um dos eventos mais aguardados do mercado: a NRF 2023, um dos principais e maiores eventos do setor de varejo no mundo, iniciará nesse dia 15 de janeiro no Centro de Convenções Javitz, na cidade de Nova York.

Será muito interessante estar presente na primeira edição após 2 anos do enorme impacto causado pelas transformações decorrentes da pandemia global de COVID-19 e de como as empresas – e consumidores – a elas se adaptaram. Acredito que a ansiedade pelo reencontro presencial e por tudo que envolve um evento dessa magnitude, seus expositores, palestrantes e participantes será muito grande e até emocionante.

É fato que já de alguns anos para cá, a NRF se caracteriza menos por mostrar ao mercado inovações disruptivas até então desconhecidas (até porque hoje a instantaneidade da internet inviabiliza na prática essa questão) e muito mais por afirmar tendências consolidadas ou projetar o por vir. Também é fato que, apesar de ser um evento voltado para o varejo, tudo que se discute e apresenta durante a NRF tem relevância e impacto nos mais diversos setores da economia – fazendo com que sua importância estratégica cresça junto aos líderes e organizações.

Assim sendo, alguns dos principais temas em que acredito que deveremos estar atentos na edição 2023 para buscar referências que ajudem nossos negócios a enfrentar esse desafiador período são os seguintes:

Soluções logísticas: analisar impactos, otimizações e melhorias realizadas nas cadeias de supply chain pelas empresas ao longo de 2022 (e o que se está projetando para 2023) será muito importante, uma vez que grande parte dos desafios de rupturas de estoque, ausência de produtos e custos inflacionários globais foram decorrentes de desafios logísticos fomentados pelas disrupções pandêmicas. Esse foi um dos hot topics na edição de 2022, e acredito que ainda será um assunto muito presente e algo relevante para ajudar no ganho de eficiência para otimizar custos;

Amadurecimento digital: em pesquisa realizada por nós na Sponsorb junto a um grupo muito representativo de lideranças executivas nacionais em 2022, foi bastante evidente que as organizações líderes já implementaram muitos processos e iniciativas de transformação digital durante o triênio 20-22, mas que agora sofrem as dores da necessidade de “amadurecer digitalmente” essas mudanças estruturantes. Automação, robotização, aplicativos e digitalização em geral foram questões muito presentes na NRF 2022. Acredito que nesse ano será bastante premente a questão de como ganhar ainda mais eficiência, resultados e melhorias através da correta gestão das soluções digitais no negócio, que proverão experiências superiores ao cliente;

Valorização das pessoas: em tempos de retomada vigorosa das vendas nas lojas físicas e uma espécie de “cansaço” generalizado da exposição excessiva ao digital, da explosão dos conflitos geracionais, do trabalho híbrido e da busca de propósito mais amplo no trabalho tangibilizada pelos “quiet quitters” e também de enormes desafios para consolidar e estabelecer culturas de alta performance, acredito que se falará muito sobre liderança para o pós-pandemia e soluções concretas de capacitação, desenvolvimento e gestão de times altamente voltados ao cliente;

Omnicanalidade: assunto que não é novo, mas que cada vez mais ganha relevância e tangibilidade devido aos avanços tecnológicos e a chegada massiva de IoT e IA. Os varejistas já entenderam há tempos que o cliente quer ser atendido na hora que quiser e pelo canal que preferir – digital ou físico, ficando cada vez mais impaciente com processos frágeis e pouco integrados entre canais de relacionamento e venda. Mas a implantação de sensores, soluções de analytics e painéis de controle, integração de dados e customização real time de jornadas ainda constituem enormes desafios práticos mesmo para as maiores empresas. Acredito que veremos muitas novas soluções no evento para ajudar as empresas a seguir avançando na constituição de soluções efetivamente customer-centric viáveis na ponta.

Haverá certamente muitos outros temas de impacto no evento. Procurei listar alguns dos pontos-chave que imagino que serão mais abordados por lá.

Acredito veementemente que essa NRF 2023 será um importante marco na divulgação e consolidação das novidades e tendências que direcionarão os próximos anos no setor varejista, nesse pós-pandemia em um mundo em crise econômica, política e de transição de valores há décadas estabelecidos. Poucos momentos históricos foram tão relevantes para que analisemos criticamente o passado e o presente, e os usemos como alavancas para construir um futuro melhor e longevo para nossas organizações, seus colaboradores, parceiros de negócio e clientes.

*Fernando Moulin é partner da Sponsorb, professor e especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente.