Além das mostras de novos produtos e soluções na área de TI aplicadas ao setor, a NRF 23 busca ampliar as discussões iniciadas em 2022 na busca por guiar o varejo na transformação digital
A partir do próximo sábado (14), Nova York será o palco da NRF 2023 Retail’s Big Show, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação para o setor varejista. Mesmo antes do início do evento, já se começa a pensar quais serão os tópicos mais importantes para a área em um novo período pós-pandemia, mas que ainda se adapta à inserção de meios digitais.
A NRF é mundialmente conhecida por ampliar os horizontes do mercado varejista e fomentar o futuro do setor. A edição de 2023 contará com mais de 350 palestrantes e de 800 expositores das principais marcas globais, que vão representar cerca de 100 países.
A edição da NRF de 2022 deixou para o mercado insights importantes como o ambiente recluso de pandemia, que favorecia a aplicação da tecnologia na vida de consumidores e colaboradores; Transformação das redes de supply chain, através de verticalização, Inteligência artificial e cooperação de dados; Desenvolvimento tecnológico voltado à produtividade; potencial de chegada do 5G; Metaverso; Novas lojas físicas com diferentes atributos e orientada por dados; Novos ecossistemas de negócios.
Mas para esse ano de 2023, pensa-se nessas tendências prováveis: Quebra dos modelos padronizados de lojas, valorizando os formatos menores e com objetivos específicos; Aplicação da IA no atendimento e operação das lojas, através da aplicação do 5G; Experiência do cliente, reduzindo atritos na jornada de compra; Aumento do varejo popular (caso brasileiro).
No caso da revolução das lojas físicas já é possível perceber essa alteração de um ano para o outro e acredita-se que esse deve ser o foco principal das mesas. As redes Pão de Açúcar Minuto e Oxxo, empresa mexicana controlada pela FEMSA, são exemplos dessa mudança. Assim, a tendência desse tópico será cada vez mais companhias renunciando a modelos padronizados de lojas, com os estabelecimentos cobrindo espaços menores e atuando em funções mais específicas, como estoques compartilhados.
Outro foco que deve permanecer e ser aprimorado é o do Metaverso e suas aplicações nesse mercado. Para isso, a NRF oferecerá palestras para tratar desses assuntos em si e como as marcas poderão se adaptar em um ambiente digital totalmente imersivo. Essas e outras pautas serão apresentadas por um conjunto bem diverso de palestrantes ligados ou não ao varejo.
Novidades tecnológicas na NRF 23
Diante da repercussão e importância que a NRF 2023 Retail’s Big Show possui dentro da vertical varejista, uma série de empresas buscam anunciar suas próprias novidades dentro do centro de exposição aberto aos participantes.
É o caso da brasileira Gertec, que terá sua terceira participação no evento para apresentar soluções dentro do setor de pagamentos digitais. Com o mote de fazer o varejo prosperar o objetivo da marca nesta edição é apresentar um portfólio repleto de soluções disruptivas, como o sistema de gestão de terminais na nuvem e modelos de tecnologia por assinatura (TaaS).
“Queremos estreitar a relação com as empresas da América Latina e fortalecer os vínculos já existentes, principalmente com os clientes e parceiros do Brasil que estarão presentes no evento. Acreditamos que a NRF, o maior evento global do setor de tecnologia para o varejo, é uma porta imensa para nós, que temos ganhado espaço no mundo com a nossa tecnologia brasileira”, detalha Jorge Ribeiro, fundador e CEO da Gertec.
Outra organização com presença confirmada é a Diebold Nixdorf. A empresa apresentará suas principais soluções com o objetivo de ajudar os varejistas a enfrentarem os desafios atuais do setor, oferecendo melhores experiências aos consumidores e equipes, além de apoiar na otimização da eficiência das lojas e na redução de custos. O foco do que será apresentado pela Diebold será Inteligência Artificial aplicada à vertical varejista, métodos de gerenciamento de dados e soluções de autoatendimento.
“Estamos entusiasmados por voltar à NRF para apresentar nossa linha completa de soluções líderes de mercado. O conceito modular, aberto e de máxima disponibilidade de nossa tecnologia permite que os varejistas criem a melhor experiência para compradores e colaboradores”, diz Ilhami Cantadurucu, Vice-Presidente Executiva de Varejo Global da organização.
*Com informações do Diário do Comércio, SA. Varejo e Mercado & Consumo.