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NRF 2018: tendências que valem ouro para varejo nacional

NRF 2018: tendências que valem ouro para varejo nacional

Omnichannel, inteligência artificial, realidade aumentada, mobile commerce, assistentes virtuais e reconhecimento facial são os destaques da maior conferência de Varejo, que aconteceu essa semana em Nova York

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Em mais um ano, a NRF – National Retail Federation reuniu em Nova York executivos e especialistas do varejo global para falar sobre as tendências do setor, os desafios e as oportunidades que diversas tecnologias podem proporcionar ao negócio e também ao consumidor. Omnichannel e experiência de compra seguem como destaque nas premissas do comércio, seguidas de elementos que ficarão ainda mais evidentes em 2018 como inteligência artificial, realidade aumentada, mobile commerce, assistentes virtuais e reconhecimento facial.

 

De fato, a transformação digital chegou pra ficar no varejo e traz também uma demanda por mudança da loja física, do atendimento e do negócio como um todo. O CEO do Walmart, Doug McMillion, afirmou que é importante olhar para as pessoas, pois o varejo é feito por humanos e quem decide se uma loja terá futuro é o consumidor. O executivo também chamou atenção para o aumento da base salarial do segmento, com mais benefícios e planos de carreira.

 

Já James Curleigh, presidente da Levi’s, destacou a importância de sempre surpreender o cliente, pois assim ele lembrará do momento e passará essa informação adiante. Para ele, se o varejista não se mexer, será atropelado pela concorrência. Curleigh, que entrou de bicicleta no centro de conferências, falou como renovar produtos, inclusive com uso da tecnologia wearables – a jaqueta que o executivo usou na apresentação foi desenvolvida com colaboração do Google – e chamou atenção para eficiência em todos os canais do varejo, seja na frente de loja ou no back-office.

 

Alberto Serrentino, fundador da consultoria Varese Retail, moderou um painel sobre cultura digital com a participação de Flavio Dias, Chief Digital Officer do Via Varejo, e de Matteo Molon, presidente do e-commerce italiano Calzedonia Group. Na visão do especialista, para cirar essa cultura, o varejista precisa deixar o tema ser a prioridade da companhia e aproximar os colaboradores desse processo. Desenvolver habilidades analíticas, ser ágil na inovação e deixar a mobilidade em primeiro lugar também são pontos importantes nessa estratégia.

 

Uma das delegações do Brasil presente na NRF, a da BTR-Varese, realizou um seminário com a curadoria de Alberto Serrentino e Eduardo Terra, presidente da SBVC e sócio da BTR. Os debates reuniram líderes do varejo brasileiro que destacaram investimentos em tecnologia e mudança cultural como prioridade na estratégia para 2018.