Edit Content

Menu

Novo programa de treinamento em GenAI e Nuvem promete formar 5.000 alunos até 2025

Novo programa de treinamento em GenAI e Nuvem promete formar 5.000 alunos até 2025

Em parceria com o Insper e apoio da Fundação Lemann e Itaú, AWS anuncia lançamento de curso gratuito em Inteligência Artificial e cloud, com objetivo de alcançar jovens em todo o país

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Amazon Web Services (AWS) e o Insper lançaram nesta quinta-feira (15) um novo programa de treinamento em Inteligência Artificial (IA) generativa e nuvem, focando não só em alunos de graduação e pós-graduação, mas também em ex-alunos, professores, comunidade de empreendedores, ou profissionais em todo o Brasil. O objetivo é formar 5.000 alunos até 2025.

 

O curso “Inteligência Artificial: Impactos nos Negócios e na Sociedade”, integra o desafio AI Challenge, que é composto por curso desenvolvido pelo Insper, além de módulos de treinamento AWS e hackathon. O programa, que é gratuito e terá início em outubro, estará disponível para pessoas acima de 18 anos, visando também alcançar jovens que possam ter suas carreiras transformadas com essa qualificação.

 

Os professores do Insper criaram um módulo inicial que oferece uma visão geral da IA, incluindo casos de sucesso, potencial dessa tecnologia, impacto no desempenho e saúde organizacional, além de questões de IA responsável. Os módulos seguintes, oferecidos pela AWS, incluem o AWS Discovery Day e o AWS Cloud Practitioner Essentials, que cobrem conceitos básicos sobre a nuvem AWS e seus recursos, além do módulo Generative AI Foundations, focado em IA generativa. O curso será oferecido sob demanda e termina com um evento ao vivo para conclusão e entrega de certificados.

 

Para Andrea Leal, gerente de Treinamentos Massivos da AWS para América Latina, a IA Generativa tem potencial de se tornar a tecnologia mais transformacional dos últimos tempos, impactando a forma de trabalhado, estudo e a forma de fazer negócios. “E a nuvem é a base para a adoção da IA. Por isso, conhecer essas duas tecnologias será, em pouco tempo, fundamental para o mundo do trabalho, independentemente da área de atuação ou porte da empresa”, completa Andrea.

 

Os participantes terão acesso também a um hackathon com temáticas desenvolvidas pela Fundação Lemann e pela Fundação Itaú, apoiadores da iniciativa. Ao todo, o desafio durará dois meses e, ao final, os participantes receberão uma Certificação de IA Generativa. Além disso, concorrerão a premiações que incluem vouchers exclusivos para obter a nova certificação AWS AI Practitioner, para quem quiser se aprofundar e se capacitar ainda mais na tecnologia do momento.

 

Esta iniciativa com o Insper integra o ‘AI Ready’, compromisso global da AWS que visa treinar gratuitamente 2 milhões de pessoas até 2025 em habilidades de inteligência artificial. Com um forte compromisso em promover a capacitação profissional, a AWS já superou em 42% sua meta global de treinamento em nuvem (29 milhões de pessoas até 2025): mais de 31 milhões de pessoas de mais de 200 países e territórios já receberam treinamento de forma gratuita.

 

Projetos e pesquisas em GenAI

 

O Insper e a Amazon Web Services (AWS), também firmaram um acordo para fortalecer projetos e pesquisas na área com apoio de inteligência artificial (IA) generativa. A AWS oferecerá US$ 100 mil em créditos de nuvem por meio de seu programa AWS Cloud for Research, que garante suporte a estudantes, educadores e pesquisadores na criação de soluções em nuvem que possam ser replicáveis para os setores de educação e pesquisa.

 

Os créditos também possibilitarão o acesso a ferramentas de pesquisa pela comunidade global do Insper por meio do acesso seguro de dados e com o auxílio dos serviços da AWS. Mais de 27 mil pesquisadores e alunos serão beneficiados com essa colaboração. Além disso, a AWS irá oferecer assistência consultiva ao Insper para que a escola desenvolva um plano para migração de dados para a nuvem.

 

Com a colaboração o Centro de Ciência de Dados do Insper passa a se chamar Centro de Dados e IA. O acordo também possibilita o aprimoramento das habilidades da equipe de TI, professores e alunos do Insper por meio do Programa AWS Academy, promoção do uso da plataforma de aprendizado online AWS Skill Builder nos cursos do Insper, entre outros projetos.

 

O acordo expande as possibilidades e representa um novo capítulo para a área de tecnologia do Insper. “Com mais recursos tecnológicos é possível a realização de pesquisas com maior poder computacional e análise de dados, cujos resultados impactam diretamente a sociedade e atingem o objetivo do Insper de promover a transformação por meio de ensino e pesquisa”, afirma André Filipe de Moraes Batista, diretor de Tecnologia da Informação do Insper.

 

“A computação em nuvem provou-se bastante eficaz quando bem aplicada no campo científico. É algo que passa a ter grande utilidade em pesquisas que exijam grande capacidade de processamento de dados, como em simulações computacionais de alta complexidade. Outra vantagem é que os pesquisadores passam a ter acesso a recursos de computação necessários ao seu trabalho de qualquer parte do mundo e um menor custo, inclusive para a troca de informações com seus pares localizados em outros países”, explica Paulo Cunha, diretor geral para o Setor Público da AWS no Brasil.