O modelo omnichannel já faz parte da estratégia de muitos varejistas e não seria diferente com a Riachuelo. A loja online da varejista estreia após um mês de operação no modelo “soft lounch” – direcionada só para funcionários – e dois anos de estudos de mercado e estruturações internas. Foram investidos R$ 28 milhões no comércio eletrônico e R$ 250 milhões na modernização de um novo centro de distribuição, situado em Guarulhos, a fim de ampliar a capacidade de expedição e apoiar as vendas online, que possui integração com os canais offline.
De acordo com o head do e-commerce da Riachuelo, Jonas Ferreira, a marca chegou nesse mercado depois dos maiores players, o que permitiu analisar o que deu certo ou não. “Percebemos que a maioria das companhias tratava o e-commerce como outra empresa, sem nenhuma sinergia com a operação física, o que gera diversos problemas”, conta.
A Riachuelo também conta com o gatway de pagamento da Braspag, solução que é responsável por todos os pagamentos processados das compras realizadas no novo e-commerce.
A iniciativa envolve a integração dos cartões de crédito e débito tradicionais do mercado, boleto bancário e também do cartão private label por meio do gateway Pagador Braspag. A medida de ofertar todos os meios de pagamento em uma única plataforma traz mais flexibilidade ao lojista, inclusive quanto ao cartão administrado pelo próprio estabelecimento, que não possui adquirentes intermediários, o que normalmente exigiria maior esforço da equipe de TI do estabelecimento para efetivar as vendas.
As soluções são integradas ao Magento 2.0, nova versão da plataforma, e todas as transações realizadas no site da Riachuelo contam com sistema antifraude Braspag integrado automaticamente ao Pagador. A solução foi desenvolvida em parceria com a Cybersource e garante maior segurança para o lojista e o consumidor.
A Riachuelo também contratou o sistema de tokenização, que permite adquirir produtos com apenas 1 clique, agilizando o processo de compras. Todos os dados ficam armazenados em ambiente completamente seguro, trazendo mais facilidade ao consumidor.
O e-commerce da Riachuelo traz diversas funcionalidades, como: propostas para combinar looks, busca personalizada, possibilidade de verificar medidas do corpo e navegação dividida por categoria, produto e estilo. O site também disponibilizará informações e referências de moda para auxiliar os consumidores no ato da compra.