Com apoio da Dassault Systèmes, o Grupo Renault para ampliou a utilização da Plataforma 3DEXPERIENCE em Nuvem e as experiências de Gêmeos Virtuais, desde as funções de design e engenharia até o orçamento e a compra. A solução de inteligência de custos com IA possibilita a simulação dos impactos de aumentos de preços de matérias-primas e variações de custo de peças
O Grupo Renault está aproveitando as capacidades da Ciência de Dados da Plataforma 3DEXPERIENCE, da Dassault Systèmes, para entender o aumento de preços de matérias-primas e modelar os cenários de otimização mais relevantes para reduzir o impacto nos custos de produção de veículos.
O desenvolvimento de uma solução de inteligência de custos amplia a utilização da plataforma 3DEXPERIENCE em Nuvem pela Renault, desde o design e a engenharia até as funções estratégicas de negócios de custo e compras, permitindo que estes novos usuários contribuam para a transformação tecnológica e digital da fabricante de carros. O acesso a insights baseados em dados e ações projetadas no Gêmeo Virtual de um veículo oferece maneiras de equilibrar o design de veículos com os negócios.
Os fabricantes automotivos competitivos precisam equilibrar a sustentabilidade com as exigências regulatórias, além da inflação. Preços altamente voláteis de matérias-primas devido a conflitos armados, crises de saúde, mudanças climáticas, demandas de consumidores e outros fatores globais tornam difícil de garantir um retorno do investimento ao alinhar o preço de um veículo com o custo de suas peças.
Em um contexto econômico desafiador, a Plataforma 3DEXPERIENCE oferece ao Grupo Renault uma combinação única de inteligência artificial, Machine Learning (Aprendizado de Máquina), processos de negócios colaborativos e um modelo único e enriquecido de dados 3D do veículo para gerenciar melhor os impactos dos negócios na volatilidade do mercado.
O Grupo Renault pode agregar designs de equipamentos, configurações, dados históricos e previsões e testar diferentes cenários de design em um Gêmeo Virtual para entender, antecipar, quantificar e otimizar o preço e o custo do veículo, bem como para melhorar as negociações de compra de equipamentos compartilhando estes insights com outros stakeholders (públicos de interesse).
“Em um anúncio anterior, falamos sobre o Gêmeo Virtual do carro e da empresa para apoiar o plano ‘Renaulution’”, diz Laurence Montanari, Vice-Presidente da Indústria de Transporte e Mobilidade da Dassault Systèmes.
“Nossa solução de inteligência de custos com inteligência artificial NETVIBES permitiu à Renault conectar seus dados em toda a empresa em menos de seis meses. Agora, estamos estendendo o Gêmeo Virtual do veículo para a cadeia de suprimentos. Durante este período incerto, nossas soluções deram às empresas a capacidade de simular e antecipar impactos devido a escassez de suprimentos ou aumentos de preço de matérias-primas. Este projeto amplia a utilização da Plataforma para novos públicos de negócios no Grupo Renault para enfrentar os novos desafios de nossa década, como a inflação, a volatilidade e os requisitos regulatórios”.