Às vésperas do Mobile World Congress 2019, a Nokia inaugura uma rede de Hubs de Colaboração Cognitiva, centros de dados para promover, sob o mesmo teto, a cooperação entre Nokia, operadoras e empresas, no desenvolvimento de casos de uso inovadores e baseados em Inteligência Artificial [IA].
Driver Behavior Analytics é um desses casos, que visa a melhorar a segurança no trânsito, fornecendo uma análise em tempo real do desempenho do motorista e das condições da estrada. Ao hospedar todo o desenvolvimento na plataforma de serviços cognitivos Nokia AVA, os hubs reduzirão o tempo de comercialização dos operadores e aumentarão o retorno dos investimentos em análise de dados.
Os Hubs de Colaboração Cognitiva foram inspirados no sucesso dos Nokia Cloud Collaboration Hubs em vigor desde 2018, que atraíram interesse significativo das operadoras para criar novos recursos baseados em nuvem.
Os hubs atuam como catalisadores do desenvolvimento da estratégia da operadora para resolver os principais desafios, aplicando técnicas de análise e Inteligência Artificial. Os ágeis processos de desenvolvimento são usados para, em conjunto, criar, testar e colocar em operação os casos de uso, dentro de semanas. As áreas de aplicação típicas são as de operações e desempenho de rede, experiência do cliente e monetização de dados.
O 5G é outro importante foco e a Nokia trabalha junto a várias operadoras norteamericanas no uso de aprendizado de máquina para melhorar o planejamento de redes 5G, para ajudar, por exemplo, a identificar as melhores localizações de sites ou configurações de formação de feixes MIMO massivas.
“As operadoras de rede estão ansiosas para implantar Inteligência Artificial para melhorar as operações de rede e fortalecer o relacionamento com os clientes. Os Hubs de Colaboração Cognitiva da Nokia ajudam a acelerar tais planos, porque fornecem espaço para que operadoras, parceiros e empresas criem novas soluções de Inteligência utilizando uma combinação de ciência de dados e experiência em domínio de telecomunicações.”, comenta John Byrne, diretor de serviços para tecnologia e software de telecomunicações da empresa Global Data.
Por todo o planeta, operadoras já se beneficiam dos serviços cognitivos criados graças a essas metodologias. Na Turquia, por exemplo, a Nokia e a Türk Telekom estão testando tecnologias de Inteligência Artificial baseadas em aprendizado de máquina em redes móveis e fixas de nova geração, usando o assistente de MIKA da Nokia e a plataforma AVA de serviços cognitivos.
“Os Hubs de Colaboração Cognitiva da Nokia são a nova etapa da expansão de nossa capacidade de análise de dados e de serviços de Inteligência Artificial, amplamente reconhecidos como líderes de mercado. Com base em nossa expertise em telecomunicações, estamos ajudando nossos clientes a aplicar tecnologias de Inteligência para melhorar em eficiência operacional, preparar as redes para o 5G e gerar novas receitas”, mostra Dennis Lorenzin, chefe da Unidade de Serviço Cognitivo de Rede da Nokia.
A Nokia também apresenta agora inovação para melhorar a segurança nas rodovias e a experiência dos passageiros. O Driver Behavior Analytics fornece análise em tempo real de dados de sensores de mercadorias, com insights para autoridades governamentais, indústria automotiva e empresas comerciais. São informações avançadas, obtidas a partir de um aplicativo de smartphone proprietário, que informa sobre direção agressiva, condições inadequadas da estrada ou junções perigosas.