A Nokia divulgou hoje o Relatório de Digitalização Industrial 2025, desenvolvido em parceria com a GlobalData. O estudo mostra que 87% das empresas que adotaram edge local e redes privativas sem fio estão obtendo retorno sobre o investimento em apenas um ano, ao mesmo tempo em que viabilizam casos de uso com inteligência artificial. Além disso, 81% das indústrias relataram custos de implementação menores, com mais da metade economizando pelo menos 11%. Já 86% observaram redução nos custos contínuos, sendo que 60% reportaram economias de pelo menos 11%.
Segundo a pesquisa, o uso da inteligência artificial na indústria depende do acesso a dados em tempo real e de alta qualidade. 94% das empresas já implantaram edge local em conjunto com rede privativa sem fio, combinação que permite conectividade segura e de baixa latência em ambientes complexos, com ampla cobertura de sensores, até mesmo em áreas de difícil acesso. Isso possibilita casos de uso baseados em IA, como manutenção preditiva, monitoramento em tempo real e gêmeos digitais, presentes em 70% das empresas pesquisadas.
Cibersegurança impulsiona adoção de edge local e redes privativas
A segurança digital continua sendo prioridade: 57% das empresas apontaram a cibersegurança como fator decisivo para a adoção de plataformas de edge industrial integradas a redes privativas sem fio. Essas soluções oferecem criptografia nativa, separação física da rede e compatibilidade com frameworks de zero trust, tornando-as ideais para infraestrutura crítica, garantindo continuidade de negócios e conformidade regulatória.
Gary Barton, Diretor de Pesquisa da GlobalData, conclui: “As empresas industriais estão recorrendo ao edge local e às redes privativas sem fio para acelerar a inovação e a transformação digital. Essas implementações estão entregando um retorno de investimento claro e viabilizando casos de uso que, de outra forma, não seriam possíveis. Redes privativas e edge têm ajudado indústrias a melhorar a segurança dos trabalhadores, apoiar a sustentabilidade e criar uma plataforma para soluções baseadas em IA, como automação de processos e manutenção preditiva.”


