Edit Content

Menu

Mulheres na TI: 5 dicas de como entrar e crescer na área

Mulheres na TI: 5 dicas de como entrar e crescer na área

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Profissionais dão dicas para mulheres que desejam ingressar no mercado de tecnologia

A escassez de profissionais não é uma novidade na área da Tecnologia da Informação (TI). Mas, se por um lado, a falta de mão de obra qualificada é um problema recorrente – e tende a se acentuar no setor – por outro, muitas mulheres ainda enfrentam grandes desafios para entrar neste mercado.

Apenas 23% das funções na área de tecnologia são preenchidas por mulheres, segundo uma pesquisa realizada em 2022 pela plataforma Catho. No entanto, este cenário está mudando e atualmente, grandes cargos em empresas do setor já são ocupados por mulheres, mostrando que é sim possível crescer profissionalmente na TI.

E para ajudar aquelas que se interessam em ingressar no mercado, a Netfive, através da sua diretora de vendas, Juliana Duarte, traz cinco dicas para quem quer entrar no mercado da TI e crescer na área:


1- Qualifique-se

O primeiro passo para entrar no mercado de TI é a qualificação. Por isso, é importante buscar conhecimentos específicos da área em cursos de menor duração, certificações e especializações. Junto com a competência, o conhecimento técnico é uma importante ferramenta para ultrapassar barreiras e preconceitos.


2 – Acredite no seu potencial – e mostre ele para o mundo

Pouco vale ser especialista em um assunto se você não acreditar no seu potencial. No setor de tecnologia, ou em qualquer outra área, antes de mais nada, é preciso confiar na sua capacidade e nas suas habilidades.
 

3- Deixe o medo de lado

Ser a minoria em uma empresa pode ser intimidador, mas para vencer as barreiras e desafios impostos e conquistar o seu espaço é preciso deixar o medo de lado. Vá em frente e dê sua opinião, fale durante as reuniões, demonstre seu conhecimento, busque novas oportunidades e não duvide que você pode ocupar espaços e posições.
 

4 – Não perca sua essência e o seu jeito feminino

Se na sua volta não há muitas referências femininas, o caminho mais fácil, muitas vezes, é se moldar ao ambiente. Isso, porém, pode te fazer perder a essência. Ao invés de mudar o seu jeito, use ele como um diferencial. Características femininas como flexibilidade, empatia, organização e boa comunicação também podem ser utilizadas no trabalho e te ajudar a crescer profissionalmente.
 

5 – Não esqueça das soft skills, a TI precisa de novas competências Falando em características femininas, muitas delas são importantes soft skills – competências relacionadas ao comportamento humano, não apenas ao conhecimento técnico. Então, por que não utilizar essas habilidades no dia a dia, aliando-as à técnica? Cada vez mais, a TI precisa de profissionais que saibam se relacionar, se comunicar e resolver problemas. Em áreas como vendas e treinamentos, por exemplo, essas habilidades são essenciais.