Solução para gestão de governança, riscos e conformidade, combinada com ambiente na nuvem, garante ganho de performance e segurança nos processos da mineradora
A Mineração Rio do Norte (MRN) implementou a solução da SoftExpert para automatizar e integrar seus processos de governança corporativa, tais como gestão de riscos, documentos e tratamento de conformidades. Como resultado, a produtividade dos profissionais aumentou 30% e a empresa se mantém em conformidade com as principais regulamentações do setor, como ISO 14001, que envolve iniciativas de proteção ao meio ambiente, ISO 45001, que abrange segurança e saúde ocupacional dos funcionários e ASI, certificação global de sustentabilidade voluntária abrangente para toda a cadeia de valor do alumínio.
Estas conquistas atestam o compromisso da MRN com uma produção de bauxita sustentável que impacta e beneficia mais de 100 mil pessoas com ações socioambientais, reforçando o comprometimento com a melhoria contínua do Sistema Integrado de Gestão, aliado às boas práticas de gestão em saúde, segurança e meio ambiente. Localizada no município de Oriximiná, oeste do Pará, a empresa, que conta com mais de 5 mil profissionais, diretos e indiretos, tinha um desafio: eliminar controles manuais que ocasionavam perdas e inconsistências no gerenciamento de documentos e registros.
Wvagno Ferreira da Silva, gerente geral de Gestão Estratégica e Riscos da MRN, lembra da dificuldade de administrar as versões dos documentos devido aos controles paralelos. “Nosso gerenciamento de riscos era todo manual, desde a identificação dos riscos, aplicação do método Bowtie, até a autoavaliação dos controles, tudo era realizado por meio de planilhas e, muitas vezes, os dados ficavam armazenados no computador do facilitador, com isso, as informações ficavam defasadas no sistema”, recorda.
Atualmente, todos os departamentos da empresa, desde processos produtivos até áreas de apoio, utilizam a solução SoftExpert GRC para gestão de governança, riscos e conformidade, combinada com o ambiente cloud da Amazon Web Services – AWS, viabilizando acesso a uma arquitetura tecnológica robusta, segura e eficiente. “Um dos grandes benefícios da hospedagem em nuvem é a facilidade de acesso às informações de qualquer lugar e dispositivo. Isso nos permite ganhar agilidade e concentra os esforços em apenas uma ferramenta que possui uma série de recursos essenciais para a gestão integrada de várias áreas na MRN”, acrescenta.
Além de mapear riscos e controles internos de forma automatizada e integrada, a abordagem holística do software mostra como os principais elementos da organização interagem, proporcionando uma visão clara e compartilhada do modelo operacional e permitindo uma gestão mais ágil. De acordo com Wvagno Ferreira, entre as grandes vantagens percebidas pelos gestores estão o recurso de notificações para atualização das informações no sistema, a possibilidade de visualização dos dados nos dashboards e portais e a integração com outras plataformas. “A SoftExpert atende todas as necessidades para uma gestão de riscos adequada, dinâmica, interligada e dentro de boas práticas, além de possuir um bom suporte técnico”, conclui.
No radar dos próximos passos, a MRN planeja intensificar o uso dos componentes Auditoria, Desempenho e Plano de ação, melhorando ainda mais o fluxo dos processos internos.