A IFS lançou um estudo importante que mostra uma forte relação nas indústrias entre o acesso móvel ao software de gestão empresarial e a predisposição para a transformação digital. O estudo pesquisou 200 indústrias e entrevistou usuários de planejamento de software de gestão empresariais, gerenciamento de serviços de campo, gerenciamento de ativos empresariais e outros tipos de software corporativo.
Os entrevistados que disseram que seu software de gestão empresarial os preparou bem para a transformação digital estavam duas vezes mais propensos a acessar seu software a partir de um dispositivo móvel do que aqueles que disseram que seu software fez um trabalho fraco em prepará-los para a transformação digital. Existe uma relação entre mobilidade empresarial e estar preparado para a transformação digital.
Para quase 70% dos entrevistados, aumentar o acesso móvel ao software empresarial pode ser uma oportunidade imediata de transformação digital. Apenas 31% dos entrevistados disseram ter acesso ao software empresarial através de um dispositivo móvel.
Enquanto os tablets eram o dispositivo mais utilizado para acessar vários tipos de software corporativo, apenas 17% dos entrevistados disseram que podiam acessar todos os módulos do sistema de gestão empresarial por tablets e outros dispositivos touchscreen.
Um acesso móvel ruim e a resultante falta de preparo para a transformação digital podem impedir as empresas de estabelecerem modelos de negócios focados em serviços. Entre os entrevistados, principalmente na indústria de manufatura complexa, havia até 22% de probabilidade de envolvimento em modelos de negócios como o serviço pós-venda, o gerenciamento de serviços de campo ou o reparo no estoque, quando eles afirmavam que o software da empresa fazia um bom trabalho para prepará-los para a transformação digital.
“Nossa amostra de estudo contou com forte presença de indústrias do setor de manufatura, maquinários e de automação industrial”, afirmou Steve Andrew, vice-presidente de marketing da IFS na América do Norte. “Caso o crescimento em receita do produto não seja suficiente para atingir os objetivos corporativos, as empresas enfrentarão pressão para rentabilizar os serviços entregues após a venda. Isso requer não apenas software de gestão empresarial com um forte componente de mobilidade, mas a agilidade de uma forma geral para lidar com a transformação digital à medida que expandem seu perfil de receita ao longo do ciclo de vida dos bens duráveis que eles vendem”.
O diretor de tecnologia da IFS na América do Norte, Rick Veague, disse: “O celular é a manifestação mais óbvia da transformação digital. Não é o único ou, para este assunto, o mais importante. Mas, quando as pessoas usam software de gestão empresarial de um dispositivo móvel, isso indica que esse sistema está com a força vital do negócio. Seus funcionários podem se conectar aos principais processos e participar deles mesmo que não estejam sentados em sua mesa. Se você não pode fazer isso, você terá problemas com qualquer coisa na transformação digital “.