A MicroStrategy Incorporated promoveu diversas discussões na última semana sobre o futuro do analytics e sua importante relação com o cenário da transformação digital. Cerca de 650 pessoas, presentes nas duas edições do MicroStrategy Symposium, em São Paulo e em Brasília, puderam conhecer as últimas tendências e a visão da companhia de como levar a inteligência para todos e democratizar a informação.
Além disso, a empresa apresentou a nova versão de sua plataforma analítica, MicroStrategy 10.9, e seus importantes aprimoramentos, bem como a integração de suas soluções com os conceitos de Internet das Coisas (IoT) e linguagem natural. “Levar a inteligência para todos os lugares, diferentes dispositivos e usuários e, ainda, garantir que o business intelligence esteja mais e sempre disponível é extremamente estratégico para os negócios”, enfatizou Flavio Bolieiro, VP América Latina da MicroStrategy.
O MicroStrategy Dossier, recurso que ajuda a disseminar o analytics para toda a empresa por meio de uma interface muito simples e totalmente responsiva e uma organização em capítulos e páginas (semelhante a uma revista), reúne as análises mais relevantes em um único lugar de maneira organizada, intuitiva e interativa. Além disso, com o MicroStrategy 10.9, os consumidores têm a capacidade de colaborar entre si por meio de tópicos de discussão e comentários em tempo real na interface do Dossier.
Qualquer pessoa que tenha acesso a um Dossier através da Biblioteca MicroStrategy pode fazer perguntas, destacar tendências e compartilhar sua filtragem atual com outras pessoas. Os usuários que são marcados em um comentário podem receber notificações em tempo real via e-mail, banners do navegador, alertas de página na biblioteca ou notificações de envio.
Linguagem natural e IoT
Dentro do conceito de levar a inteligência para todos os lugares, facilitar a vida de quem consome os dados e democatizar a informação, a MicroStrategy tem também trabalhado no sentido de integrar todas essas soluções. A Integração da sua plataforma com assistentes virtuais como o Amazon Echo e Google Home, que interpretam e respondem aos comandos de voz “Alexa” ou “OK Google”, também foi apresentada no evento. Com essa possibilidade, o usuário que dispuser desses devices com microfones e alto falantes embutidos, poderá consultar dados de um relatório ou dashboard sem precisar abri-los. A pessoa simplesmente pergunta e a assistente de voz responde.
Outra evolução mencionada é a NLG – Natural Language Generation, que se refere ao uso de tecnologia avançada para criar narrativas, histórias ou análises. Quando integrada ao BI, a linguagem natural é capaz de prover intepretações e descrições textuais extremamente claras a partir de dados, planilhas e dashboard, mesmo os mais complexos, tornando-os assim muito mais acessíveis e compreensíveis e abrangendo um número maior de pessoas.
Além disso, a MicroStrategy também apresentou durante o evento, inclusive com demonstrações reais, a sua solução de IoT. O MicroStrategy Usher é uma plataforma móvel que serve tanto como um crachá digital e substituindo senhas, como faz telemetria de tudo o que está acontecendo. Pode ser instalado tanto em smarthphones, como com em wearable devices, como o Apple Wacth, e é acionado por proximidade e bluetooth.