Edit Content

Menu

Microsoft e PNNL criam bateria com IA e HPC para acelerar descobertas científicas

Microsoft e PNNL criam bateria com IA e HPC para acelerar descobertas científicas

A colaboração reduziu significativamente o processo de pesquisa que poderia levar décadas por meio das metodologias tradicionais

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Com o objetivo de reduzir em mais de 70% a quantidade de lítio usado na composição das baterias em um período reduzido para menos de 9 meses, a Microsoft e a Pacific Northwest National Laboratory (PNNL), uma divisão do Departamento de Energia (DOE) localizada em Richland, Washington, anunciaram uma parceria para vançar nos próximos estágios dos estudos.

 

No início deste ano, eles estabeleceram a prova de conceito de um protótipo de bateria, criada a partir de um novo material, identificado com o auxílio da IA da Microsoft e de um computador de alto desempenho (HPC), que foi validado e sintetizado no PNNL.

 

A colaboração utilizou o Microsoft Azure Quantum Elements para reduzir 32 milhões de materiais potenciais para 18 candidatos promissores em apenas 80 horas – reduzindo significativamente um processo que poderia levar décadas por meio das metodologias de pesquisa tradicionais. Este é um primeiro passo, estabelecendo a base para as duas organizações enquanto continuam a colaborar no projeto.

 

Essa descoberta e o protótipo da bateria são uma continuidade dos lançamentos do Azure Quantum Elementsde junho de 2023, para ajudar as organizações a se prepararem para a computação quântica em escala, resolvendo problemas de química quântica, hoje, com IA e HPC, e obtendo acesso prioritário ao supercomputador quântico da Microsoft no futuro.