A Microsoft apresenta no Ciab FEBRABAN soluções que permitem às organizações do setor financeiro remodelarem seus modelos de negócio para uma estratégia de transformação digital. A principal novidade disponível para bancos é uma solução que se baseia na análise da biometria comportamental com inteligência artificial no Azure, a nuvem da Microsoft, para detectar possíveis fraudes.
O Biocatch, como é chamada essa solução, utiliza machine learning para entender os padrões comportamentais de navegação na Internet do usuário, como a forma que arrasta do mouse ou toca seu dedo no smartphone. Com base nesses dados, o sistema cria uma assinatura cognitiva para cada usuário. Quando um fraudador tentar realizar uma transação, o sistema identifica diferenças no padrão de comportamento do usuário e envia um alerta para a TI do banco, que pode tomar ações para evitar a fraude. A solução já está sendo utilizada no Brasil e é comercializada pela Amiggo, parceiro da Microsoft.
A Microsoft também detaca suas soluções em nuvem para blockchain. O ambiente Blockchain como Serviço permite que empresas públicas ou privadas, de qualquer indústria, criem, no Azure, seu próprio laboratório de testes em blockchain. Atualmente, a empresa já vem trabalhando em iniciativas na área, como: projeto de Emissão de Carta de Crédito para os processos de câmbio que conecta a tesouraria da empresa com o Bank of America Merrill Lynch; um piloto na redução de tempo para conciliar disponibilidade de quartos de hotéis na empresa australiana Webjet Limited; e uma parceria com a Mojix, empresa de RFid, que desenvolve com a Microsoft um conjunto de tecnologias de Blockchain para Internet das Coisas.