Levantamento revela ainda que 76% dos empresários consideram a tecnologia como algo estratégico para suas empresas
Um levantamento feito pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas mostrou que 85% das empresas ampliaram os investimentos em TI durante a pandemia e que 3 em cada 4 organizações incluíram a área em discussões de negócio. A pesquisa Tendências em Tecnologia ouviu 414 executivos durante o Universo TOTVS, maior evento de tecnologia e negócios do país, que aconteceu em junho em São Paulo.
O estudo aponta também que 76% dos empresários consideram a tecnologia como algo estratégico para suas empresas. “O resultado mostra a real força e relevância do departamento de tecnologia dentro de organizações de todos os portes. Para se ter uma ideia, 82% dos executivos ouvidos acreditam que as empresas estão abertas para inovações em TI. Isso comprova que o mercado percebeu o poder da tecnologia para potencializar a produtividade e a rentabilidade dos negócios”, afirma Diana Rodrigues, diretora de Marketing da TOTVS.
Outra consequência do cenário global dos últimos anos é o aumento do protagonismo da segurança cibernética. O trabalho híbrido e remoto exige das organizações atenção redobrada. Com a operação descentralizada, surgiram novos riscos e vulnerabilidades devido ao aumento de armazenamento de informações na nuvem e ransomwares cada vez mais sofisticados. Não à toa, 40% dos entrevistados consideram a vulnerabilidade a ataques cibernéticos como a principal preocupação da área de TI de suas empresas.
Não muito atrás, a inteligência de dados é apontada como um dos principais desafios para 33% dos participantes da pesquisa. Com o chamado “data abundance”, volume de dados disponíveis cada vez maior, é praticamente mandatório dar maior atenção para análise das informações e obter melhores insights para o desenvolvimento do negócio. Também estão no radar dos executivos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o desenvolvimento de soluções em nuvem, citados como principal preocupação por 18% e 9% dos respondentes, respectivamente.
“Ficou claro que a pandemia foi um divisor de águas que mudou atitudes, atividades cotidianas, o trabalho e os negócios. Na pesquisa Tendências em Tecnologia ouvimos centenas de executivos de empresas de diversos setores que sinalizam que esse futuro exigirá que as empresas de fato ressignifique o papel da tecnologia para os negócios, tornando-se cada vez mais um pilar estratégico das empresas”, finaliza Diana.