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41% das empresas no Brasil já implementaram ativamente Inteligência Artificial em seus negócios 

41% das empresas no Brasil já implementaram ativamente Inteligência Artificial em seus negócios 

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Em estudo novo, 73% dos profissionais de TI de empresas brasileiras que estão explorando ou implementando IA aceleraram seus investimentos e implantação dessa tecnologia nos últimos 24 meses


Nova pesquisa de mercado encomendada pela IBM revelou que a adoção global de Inteligência Artificial (IA) cresceu de forma constante em todo o mundo, com 41% das empresas no Brasil indicando que implementaram ativamente a tecnologia. Isso ressalta ainda mais que o crescimento da IA ​​está prestes a acelerar à medida que continua a amadurecer, tornando-se mais acessível e fácil de implementar.

Outros dados da Global AI Adoption Index 2022, conduzido pela Morning Consult, revelou que esse crescimento se deve ao fato de as empresas reconhecerem o valor da IA ​​à medida que estão emergindo dos desafios da pandemia do COVID-19 e investindo em sua transformação digital, enquanto enfrentam escassez de talentos e habilidades.

No Brasil, a adoção está sendo impulsionada por avanços que tornam a IA mais acessível às empresas (56%), sua crescente incorporação em aplicativos de negócios padrão (48%) e a necessidade de reduzir custos e automatizar processos-chave (39%).

Esta pesquisa foi realizada de 30 de março a 12 de abril de 2022, com uma amostra de 7.502 tomadores de decisão de negócios sênior com algum conhecimento/influência sobre as decisões de tecnologia de sua empresa, incluindo 500 entrevistados em países como EUA, Reino Unido, França, Alemanha, China, Índia, além de 1.000 respondentes em toda a região da América Latina. As entrevistas foram realizadas online e a margem de erro para a amostra completa em cada país é de +/-4 pontos percentuais; a margem de erro para a região da América Latina é de +/-3 pontos percentuais com um nível de confiança de 95%.

Pela primeira vez, o relatório também perguntou às empresas sobre seus planos de incorporar a IA em suas iniciativas de sustentabilidade e descobriu que essa tecnologia está pronta para desempenhar um papel significativo nessa área. Como exemplo, 66% dos profissionais de TI no Brasil indicaram que, para acelerar suas iniciativas ESG, sua empresa está implementando IA ou tem planos de fazê-lo.

A adoção da IA ​​está em constante crescimento

Hoje, 41% das empresas no Brasil relatam que usam IA em suas operações comerciais e 34% das empresas relatam que estão explorando o uso de IA. Atualmente, 73% dos profissionais de TI de empresas brasileiras que estão explorando ou implementando IA aceleraram seus investimentos e implantação dessa tecnologia nos últimos 24 meses. Além disso, 60% indicam que sua empresa tem planos de investir na adoção da IA ​​por meio de sua incorporação em processos e aplicativos.


Definir dados claros e estratégias de IA é fundamental para uma implementação horizontal

Uma explicação importante para a adoção gradual da IA ​​é a necessidade de implementar uma estratégia de gerenciamento de dados bem-sucedida. De acordo com o estudo, na América Latina, garantir a segurança da informação é considerado a parte mais difícil da estratégia de gestão de dados de uma organização, independentemente do seu porte.

Os profissionais de TI da América Latina que atualmente exploram a IA são mais propensos a identificar desafios de gerenciamento de dados para sua empresa, com mais da metade dizendo que é difícil garantir a segurança dos dados (51%) e governança, conformidade e privacidade (50%).

Atualmente, 43% das empresas brasileiras que exploram ou implementam IA têm uma estratégia holística. Apenas 10% têm planos focados em casos de uso limitados ou específicos.

A automação está ajudando a resolver as lacunas de habilidades e a escassez de mão de obra

Mais do que custos, falta de ferramentas, complexidade de projetos ou dados, habilidades limitadas de IA, experiência ou conhecimento continuam sendo a maior barreira para a adoção de IA na América Latina. Ao mesmo tempo, a IA também está ajudando as organizações a lidar com a escassez de habilidades, por exemplo, automatizando tarefas para trabalhadores qualificados para que possam ser mais produtivos ou usando aprendizado assistido por IA.

41% dos profissionais de TI no Brasil indicam que suas organizações estão treinando e retreinando seus funcionários para trabalhar em conjunto com novas ferramentas/softwares de automação e IA. Além disso, 40% dizem que seus funcionários estão felizes em trabalhar nele e 26% mencionam que seus os funcionários já estão economizando tempo. Por fim, quase uma em cada quatro empresas na América Latina vê melhorias na redução da escassez de mão de obra e qualificação em seus departamentos de TI.

Uma ênfase crescente na confiança, mas poucas ações concretas

O estabelecimento de práticas de IA confiáveis ​​e responsáveis ​​anda de mãos dadas com a maturidade da IA, pois quanto maior a probabilidade de uma empresa ter implantado a IA, maior a chance de valorizar a importância da confiabilidade.

Uma grande parte dos profissionais de TI em empresas que exploram ou implantam IA na América Latina indica que todos os aspectos de confiança e transparência são importantes para seus negócios. De acordo com o estudo, os mais importantes no Brasil são: cumprir as obrigações de relatórios internos (98%), manter a integridade da marca e a confiança do cliente (98%) e ter a capacidade de monitorar dados e IA ao longo do ciclo de vida (98%).

No entanto, embora a grande maioria dos líderes empresariais indique que a IA confiável é fundamental, nem todas as organizações no País/América Latina tomam medidas para garantir que sua IA seja responsável e confiável, como reduzir o viés (21%), rastrear variações de desempenho e/ou desvio de modelo (49%) e se concentrar em garantir que as decisões que tomam possam ser explicadas (49%).

Construindo operações mais sustentáveis

A IA está pronta para desempenhar um papel cada vez maior nas iniciativas de sustentabilidade das organizações em todo o mundo, com mais de dois terços das empresas usando ou planejando usar a IA como parte de suas iniciativas de sustentabilidade.

Como exemplo, os profissionais de TI no Brasil acreditam que a IA tem um grande potencial para ajudar a resolver desafios ESG/sustentabilidade, como fornecer informações mais precisas e verificáveis ​​sobre fatores de desempenho ambiental para relatórios (43%) e conduzir processos de negócios e operações diárias mais eficientes, como melhoria na cadeia de suprimentos, operações e manufatura (37%).

Usos populares como automação e adoção de drives de segurança

Na América Latina, as organizações estão aplicando a IA em uma ampla variedade de casos de uso, com a adoção mais avançada em áreas como operações de TI, segurança cibernética e automação de processos de negócios.

Na região, os profissionais de TI de empresas que implantam IA relatam que ela é usada para detecção de segurança/ameaças (44%) e IA de conversação (44%), enquanto aqueles que exploram apenas IA geralmente relatam que ela está sendo usada para marketing e vendas (30%).

30% das empresas estão empregando IA para operações de TI (AIOps) para automatizar os principais processos para manter o desempenho dos aplicativos e, ao mesmo tempo, tornar a alocação de recursos mais eficiente.

“Organizações na América Latina, incluindo o Brasil, pesquisadas no IBM Global AI Adoption Index 2022, estão usando a IA hoje para responder aos diferentes desafios e pressões que enfrentam, desde operações de negócios e escassez de habilidades até iniciativas de sustentabilidade”, disse Marcela Vairo, Diretora de Data & AI da IBM Brasil. 

“Com 83% das empresas no Brasil, seja implementando uma estratégia holística para o uso de IA em suas organizações ou desenvolvendo uma, isso é apenas uma amostra do papel crescente que a IA está desempenhando nos negócios e na sociedade”, completou.

 À medida que o investimento em IA continua a crescer, ainda existem barreiras para sua adoção no Brasil, principalmente para organizações menores, que são significativamente menos propensas a tirar proveito da IA. A pesquisa indicou que as principais barreiras para a adoção de IA para empresas brasileiras são: preços altos (29%), complexidade ou dificuldade em integrar e dimensionar projetos de IA (20%), complexidade de dados (17%) e habilidades de IA limitadas, experiência ou conhecimento (17%).