Edit Content

Menu

Melhor padrão de observabilidade aumenta performance digital do Banco PAN

Melhor padrão de observabilidade aumenta performance digital do Banco PAN

Ferramenta com Inteligência Artificial embarcada ajudou o Banco a reduzir, pela metade, o tempo gasto nas análises de oportunidades técnicas e de negócios

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Banco PAN, plataforma digital de banking e consumo, aumentou sua performance digital ao unificar a observabilidade e segurança contínua em suas aplicações. Com o uso da solução Dynatrace Software Intelligence Platform, amparada pela observabilidade automática, o Banco ampliou a capacidade de acompanhar, em tempo real e de ponta a ponta, a estrutura digital, além de automatizar o gerenciamento de performance de suas aplicações, com respostas precisas e insights importantes para os negócios.

 

A implementação da tecnologia da Dynatrace permitiu ao Banco PAN melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes e segue apoiando na geração de resultados cada vez mais positivos, com um modelo proativo e preditivo de gestão dos ambientes de TI. Com a automatização do gerenciamento de toda a sua estrutura digital, o PAN reduziu para 51% o MTTR (Tempo Médio para Reparo, ou Mean Time to Repair, em inglês).

 

Parceiros desde 2016, a plataforma da Dynatrace viabiliza ao PAN uma disrupção por meio da observabilidade automática, inteligente e contínua dos diversos sistemas e plataformas. Com a Dynatrace Software Intelligence Platform, o Banco gera informações importantes para analisar a qualidade e a disponibilidade dos serviços oferecidos.

 

“O PAN evolui constantemente como empresa de tecnologia e por meio da parceria de longa data que temos com Dynatrace, reduzimos significativamente o esforço operacional que antes era necessário. Agora, temos uma observabilidade robusta para todos os nossos serviços”, explica Felipe Prado Bernardes, Especialista em Engenharia de Observabilidade do Banco PAN.

 

“Pelo fato de a solução permitir automatização, não precisamos mais nos preocupar em instrumentar aplicações e podemos nos dedicar à inovação, a estudos de vanguarda e à implementação de novas funcionalidades, como o Grail”, complementa Bruno Budin Daniel, Coordenador de TI do Banco PAN.

 

A plataforma, com uso de Inteligência Artificial, também possibilita a identificação das áreas que precisam de melhorias ou de ajustes imediatos, para garantir uma experiencia digital diferenciada por parte dos clientes da instituição. “Com isso, as equipes conseguem operar, gerenciar e solucionar problemas muito mais rapidamente, o que é fundamental para manter infraestrutura e aplicações de alta performance, como as nossas”, conclui Felipe.

 

Por meio da solução, é possível realizar a análise e descoberta automática de processos, serviços e eventos críticos distribuídos por todo ambiente do banco que podem ser evoluídos. Dessa forma, novos insights são coletados, inclusive para a priorização do trabalho da área de desenvolvimento de sistemas, assim como para apoiar os executivos no processo de tomada de decisões.

 

“Trabalhamos para oferecer aos nossos clientes tecnologias de ponta que os ajudem em suas jornadas de digitalização, com automação, observabilidade, Inteligência Artificial e um novo patamar de segurança, para a entrega de eficiência em todos os serviços eletrônicos”, afirma Adilson Pereira, Diretor Regional para o Mercado Financeiro da Dynatrace.

 

Segundo ele, as organizações dependem de serviços digitais para gerar receita, conquistar a satisfação dos clientes e obter vantagens competitivas. Para alcançar esses objetivos, as equipes de negócios e de TI precisam de insights, incluindo taxas de conversão e dados referentes ao uso de aplicações. “A única maneira de trabalhar com alta performance e eficiência no ambiente digital é com o uso de observabilidade, pois o acompanhamento manual de todos os sistemas é humanamente impossível”, diz o diretor.