Em um ano, a companhia gerou uma economia significativa de 9 mil horas para áreas ligadas à compra e venda, após automatizar digitação de pedidos com bots
A Marfrig agilizou os seus pedidos de vendas após automatizar os fluxos de trabalhos ligados à digitação dos pedidos da área de Planejamento e Controle de Produção (PCP) com tecnologia da Certsys.
Os robôs implementados pela Certsys geram agilidade aos pedidos enviados para fornecedores. Hoje, os robôs digitam um pedido em um tempo médio entre três e quatro minutos, recebendo uma base de 50 solicitações por dia, vindas do Brasil todo. No cenário anterior, em que o colaborador recebia a demanda e preenchia os dados manualmente, essa mesma ação levava, em média, 10 a 15 minutos. Dessa forma, a companhia também consegue agilizar o envio de produtos entre suas unidades.
A eficiência robótica é medida pelo ganho de horas produtivas dos colaboradores. No total, já foram economizadas, até agosto deste ano, 9 mil horas, devido ao uso de robôs de automação no sistema operacional da Marfrig. Eles são capazes de fazer tarefas de maneira mais eficiente e rápido, cerca de 70% mais rápido, em comparação com um ser humano realizando a mesma atividade.
“Na prática, os robôs fazem a leitura de uma planilha preenchida pelos colaboradores, de cada área competente, com informações recebidas dos vendedores, inserindo estas solicitações no ERP da Marfrig”, explica Ramon Cordeiro, Hyperautomation & CX Tech Lead da Certsys.
A sinergia obtida pela tecnologia de RPA (Robotic Process Automation), por conta da otimização das funções do trabalhador, levou mais duas áreas da Marfrig a aderirem aos robôs implementados pela Certsys.
O departamento que cuida da compra e venda de couro bovino também adotou um bot para digitar pedidos vindos de clientes, que solicitam a pele do boi para a produção de roupas, calçados, estofados e outros artigos. No total, com o apoio da automação, muitos pedidos foram digitados em seis meses de uso. Já no setor responsável pelo fornecimento de carnes com osso, igualmente amparado por robôs digitadores, a equipe alcançou uma economia de horas em atividades repetitivas, enquanto os bots processavam centenas de pedidos em seis meses.
“Hoje a equipe agradece a chegada dos robôs, pois está focada em atividades voltadas para o crescimento da companhia e para o próprio desenvolvimento pessoal. Com isso, o time é capaz de entregar novas competências, sem deixar de atender cada um dos nossos fornecedores de maneira personalizada e dinâmica. A produtividade acontece em sincronia com a eficiência operacional e a inteligência humana, que supervisiona esses processos”, explica Joel Santiago, diretor de Tecnologia da Informação da Marfrig.
Robôs e faturas telefônicas
A Marfrig também automatizou os processos ligados ao pagamento de faturas dos serviços de telefonia das áreas comerciais localizadas na Argentina e no Uruguai. Os robôs implementados pela Certsys receberam centenas de boletos, de outubro de 2020 a julho de 2021.
Programado para proporcionar melhor desempenho nas dinâmicas ligadas à digitação das faturas telefônicas, o bot lê arquivos em formato PDF e extrai as informações necessárias no sistema para facilitar a leitura de faturas das oito operadoras que trabalham com a Marfrig.
Com o uso dos robôs, a companhia obteve benefícios que vão além dos fluxos ligados à compra e venda. O próximo passo é expandir o uso da tecnologia no apoio às melhores práticas ligadas às certificações exigidas em suas áreas de atuação.
“É uma grande honra fazer parte da iniciativa de inovação da Marfrig. O projeto ilustra como a automação vem se tornando decisiva para o crescimento das grandes indústrias”, finaliza João Teixeira, Chief Growth Officer (CGO) da Certsys.