Com os avanços das tecnologias de venda, como os pagamentos via mobile e o sistema NFC, a maquininha de cartão tradicional tornou-se aos poucos uma ferramenta limitante. Com isso, soluções mais completas começaram a surgir para atender à demanda de empresas de tamanhos e segmentos diversos, que buscavam se automatizar.
O SmartPOS, dispositivo inteligente da marca, integra-se a meios de pagamento e é um híbrido de três funcionalidades de venda: na frente de caixa (PDV), seleciona-se o produto cadastrado no sistema e paga-se com débito, crédito ou transação digital; há as comandas eletrônicas, modelo pós-pago; e o cashless, cartão pré-pago, que vem ganhando notoriedade mundo afora por proporcionar maior agilidade e comodidade em grandes eventos.
A versatilidade da ferramenta confere dinamismo em qualquer operação, como festivais e shows, feiras, bares e restaurantes, casas noturnas, food trucks, entre outros. “Queremos dar asas para que os negócios se organizem de diversas formas, combinando as funcionalidades”, afirma João Gustavo Pompeo, CEO da Eyemobile. “Um bar pode utilizar como PDV o balcão da parte interna, com garçons lançando pedidos e fechando mesas, enquanto o cashless atende os clientes passantes que preferem ficar de pé do lado de fora”, exemplifica.
Relatórios em tempo real em grandes eventos
A plataforma de gestão em nuvem, que acompanha a SmartPOS e gera relatórios em tempo real, proporciona maior controle do estoque e gerenciamento de recebíveis. Foram esses fatores que fizeram a rede de fast food Bob’s contratar a solução para a edição do Rock in Rio de 2015. Havia cinco estandes da marca na ocasião, o que correspondeu a 60 frentes de atendimento com a Eyemobile.
“Tivemos um aumento na velocidade dos nossos atendimentos utilizando a solução de vendas da Eyemobile. Ela foi muito mais rápida que outros sistemas que já utilizamos, e o custo-benefício foi excelente”, conta Gabriela Biekarck, gerente de eventos do Bob’s.
Além do Rock in Rio, a Eyemobile esteve presente nas CCXP’s entre 2016 e 2018, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e na turnê do Cirque Du Soleil em 2017. A solução também oferece emissão da NFC-e, aplicação para emissão do documento fiscal e uma API de exportação para ERPs – este último, interessante para empresas com um sistema de gestão próprio que desejam implementar mais agilidade em seus processos.
Em 2019, a meta é mergulhar de vez no varejo, mostrando aos negócios que é possível turbinar qualquer processo de vendas presenciais, variando suas formas sem se engessar. “Operar com a SmartPOS em estabelecimentos é um trabalho simples e fluido, já que nossas ações em eventos de grande porte, com milhares de pedidos em um curto espaço de tempo, foram bem-sucedidas. Estamos decretando a morte dos caixas fixos”, declara João Gustavo.
É possível comprar ou alugar a máquina inteligente. Não há cobrança de comodato, como as tradicionais – o negócio adquire o licenciamento do software e paga um valor mensal, além das taxas. Desde a fundação, em 2013, a empresa já realizou 12 mil operações e impactou mais de 20 milhões de pessoas, e prevê triplicar os números até o final do ano.