O Makro Atacadista, que tem 74 lojas espalhadas pelo Brasil, implantou o SAP Customer Experience (CX) no modelo on-premise com foco em campanhas de marketing direcionadas, programas de fidelidade e também no comportamento e experiência de compra dos clientes. A partir das soluções da SAP de análises preditivas e automação do marketing, o Makro consegue capturar dados dos clientes de ponta a ponta da sua operação, que são processados e aproveitados para gerar novos insights.
Por exemplo, a modelagem estatística é utilizada para estabelecer segmentação com base no comportamento do cliente e executar campanhas customizadas para diferentes públicos. As soluções de CX SAP permitiram ao Makro ter uma visão única do cliente, conhecer sua jornada de compra, preferências e antecipar suas necessidades. Os departamentos de vendas e suporte estão conectados e essa sinergia gera ótimas experiências ao cliente como entrega no mesmo dia, produtos customizados e serviços personalizados.
“Uma empresa inteligente conecta todas as partes, mas a essência é o cliente. Os consumidores estão mudando a forma como compram e o impacto pode ser comprovado pelos dados. Oferecer uma ótima experiência ao cliente é essencial para o crescimento dos negócios”, avalia Renato Ajauskas, vice-presidente de Customer Experience da SAP Brasil.
Após iniciar a utilização no Brasil, o atacadista entrou em processo de implantação do projeto em quatro países da América do Sul: Argentina, Colômbia, Peru e Venezuela. Para ampliar o projeto, o próximo passo do Makro será a busca pela integração das informações sobre os consumidores com outras bases de dados, como buscas no site da empresa e interações dos clientes com a marca nas redes sociais.