A pesquisa realizada pela empresa também indicou que os entrevistados não entendem algumas tecnologias pela sua complexidade ou acessibilidade
Embora seja cada vez mais clara a importância do uso de dados na rotina das empresas, 59% dos gestores de empresas brasileiras não aproveitam o poder da informação para impulsionar seus negócios e para tomar decisões que envolvam condições econômicas, como a inflação. É o que aponta pesquisa da Salesforce, realizada com mais de mil líderes de negócios brasileiros.
De acordo com a Untapped Data Research, os executivos estão sendo desafiados a colocar os dados em prática para adotar medidas estratégicas mais rapidamente. Com o treinamento adequado, as informações poderão ajudar as companhias na tomada de melhores decisões, elevar a confiança e reduzir a incerteza econômica.
Empresas não estão aproveitando o potencial de seus dados
Há uma clara desconexão de como as companhias realmente usam os dados na prática. Pouco mais de um terço (35%) dos executivos os utilizam para informar sua estratégia ao lançá-la em novos mercados.
As empresas precisam preencher a lacuna de habilidades digitais para extrair o valor dos dados
Os líderes empresariais brasileiros relatam dificuldades no fluxo de dados, como melhor operacionalizá-los e na utilização para investir estrategicamente no futuro:
• 58% dos entrevistados citam a falta de compreensão dos dados pela complexidade ou por não serem tão acessíveis;
• 36% dos executivos citam a falta de capacidade de gerar insights a partir dos dados;
• Menos de um terço (26%) está sobrecarregado com a quantidade de dados, que deve dobrar de tamanho até 2026.
Para lidar com essas preocupações, 88% das empresas planejam continuar ou aumentar os gastos com desenvolvimento de habilidades em dados e treinamento para funcionários. Essa capacitação pode estabelecer uma cultura que apoie o alcance das metas de negócios e melhore a sua resiliência durante o cenário econômico desafiador.
“Os líderes de negócios enfrentam um dos momentos econômicos mais difíceis dos últimos tempos, mas eles têm uma vantagem inexplorada para uma melhor tomada de decisão: seus dados”, disse Juan Perez, CIO da Salesforce. “O segredo para gerar insights é conectar dados com análises. Essa combinação, juntamente com as habilidades necessárias, permite que as empresas maximizem seus investimentos em tecnologia e descubram oportunidades que impulsionam a estratégia de negócios e fortalecem a confiança do cliente”, finaliza o executivo.
Metodologia
A Salesforce conduziu esta pesquisa global em parceria com a YouGov em setembro de 2022. Foram entrevistados 9.837 líderes empresariais e tomadores de decisão, incluindo gerentes de nível superior e médio, diretores, executivos-chefes, parceiros e proprietários de empresas de todos os tamanhos e setores nos seguintes países: Cingapura (1.102), Índia (1.095), Austrália (1.072), Japão (1.026), Reino Unido (1.011), EUA (1.010), França (1.008), Alemanha (1.005), Brasil (1.004) e México (504). Os números são representativos da população adulta (maiores de 18 anos).