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Lucro líquido trimestral da Natura cresce 39%

Lucro líquido trimestral da Natura cresce 39%

Receita bruta anual ficou em R$ 3,2 bilhões; na loja online Rede Natura, as vendas mais que dobraram em relação a 2015, atingindo R$ 106,7 milhões

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O lucro líquido da Natura subiu 38,8% no quarto trimestre de 2016 em relação a igual período do ano anterior, chegando a R$ 201,8 milhões. A receita bruta da empresa se manteve estável na mesma comparação, em R$ 3,2 bilhões, apesar do impacto negativo do câmbio na receita das operações internacionais.

 

A Natura registrou uma reversão nos resultados no Brasil no quarto trimestre do ano, com alta de 1,6% na receita bruta em relação ao mesmo período de 2015, impulsionada pela estratégia de vendas de Natal. As operações da América Latina mantiveram o crescimento acelerado, com um aumento de 29% da receita bruta em moedas locais e ganho de alavancagem operacional. A Aesop também manteve o crescimento acelerado em moeda local, de 29% no período.

 

Mesmo em um cenário de retração econômica, a Natura avançou em todas as frentes de seu plano estratégico em 2016. O processo de revitalização da venda direta evoluiu com a segmentação das consultoras, de acordo com o perfil de negócios delas. Na loja online Rede Natura, as vendas mais que dobraram em relação a 2015 e a receita bruta atingiu R$ 106,7 milhões.

 

“Reafirmamos a nossa crença no modelo de negócios de venda direta da Natura, que em 2017 passamos a chamar de Venda por Relações. Entendemos que esse relacionamento também precisa ser revitalizado e, neste ano, lançaremos uma nova proposta de valor para nossas consultoras, com maior enfoque em seu desenvolvimento profissional e na progressão de seus ganhos”, diz José Roberto Lettiere, vice-presidente de finanças da Natura.

 

O projeto de diversificação de canais, de maneira complementar à venda direta, avançou em 2016, com a inauguração de cinco lojas próprias em shopping centers de São Paulo, com desempenho acima do esperado, e com a distribuição da linha SOU nas principais redes de drogarias do país.

 

No fim de 2016, a Natura concluiu a aquisição de 100% da australiana Aesop, que representou 5,8% da receita consolidada anual do grupo. No período de um ano, a rede abriu 41 lojas próprias e ingressou em dois novos mercados, totalizando 176 unidades em 20 países.

 

O ano de 2016 também foi marcado pelos relançamentos das linhas Chronos (rosto), Una (maquiagem), Tododia (corpo), Ekos (corpo e cabelo) e Humor (perfumaria) e o lançamento da fragrância Ekos Flor do Luar, um dos destaques de perfumaria feminina no ano.