Por Rodrigo Soares
A adoção de Inteligência Artificial (IA) pelas empresas tem sido um tema bastante discutido e ainda em evolução. A enorme diversidade de Grandes Modelos de Linguagem (em inglês, Large Language Models – LLMs) disponíveis, provedores de solução e talentos necessários para esta empreitada são um desafio para os CIOs. Uma abordagem simplificada e eficaz para esta adoção é unir a IA à tecnologia de low-code.
O mercado low-code tem crescido a passos largos, impulsionado por empresas que buscam maneiras mais eficientes e ágeis de desenvolver e implantar aplicações. Segundo o Gartner, até 2025, 70% das novas aplicações desenvolvidas pelas empresas utilizarão tecnologias low-code ou no-code. As plataformas de low-code proporcionam o desenvolvimento de aplicações por meio de interfaces visuais, reduzindo a necessidade de codificação manual e acelerando a produtividade do desenvolvedor.
Agora, imagine combinar essas duas tecnologias poderosas: low-code com IA. O resultado é uma ferramenta capaz de criar aplicações altamente eficientes, inteligentes e personalizadas.
Agilidade e Time-to-Market
O low-code permite a adoção de IA de uma forma ágil, mas gradual, possibilitando às empresas iterarem rapidamente, colhendo os benefícios de cada caso de uso e coletando o aprendizado a cada novo sucesso.
Ferramentas de low-code proveem grande aceleração no desenvolvimento, de três a dez vezes mais rápido. Além disso, a linguagem visual do low-code facilita o entendimento e a comunicação entre o desenvolvedor e a área de negócio. O resultado disso é que necessidades de negócios que possam ser atendidas com IA podem ser lançadas em tempo recorde, testadas e adaptadas.
Por exemplo: ao identificar tarefas repetitivas e padronizadas, as equipes utilizam uma plataforma de low-code com recursos de IA para automatizá-las, criando um portal de autoatendimento que substitui interações humanas por tarefas menos complexas e de alta frequência. Isso não apenas aumenta a eficiência, mas também libera tempo para que os membros da equipe se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas.
Além da automação de tarefas, a combinação de low-code com IA também pode melhorar significativamente a experiência do usuário. Nesse sentido, a integração de chatbots é outro exemplo em que é possível oferecer respostas rápidas e precisas a perguntas frequentes, melhorando assim o nível de satisfação do cliente e reduzindo a carga de trabalho das equipes de suporte.
IA transforma os negócios
O potencial da IA em transformar negócios é inegável, porém sua adoção ainda é uma incógnita para muitas organizações. As plataformas low-code possuem características únicas que permitem uma adoção ágil e gradual, com foco nos benefícios e potencializando os aprendizados durante o caminho.
À medida que avançamos para o futuro, podemos constatar que a combinação de low-code com IA está revolucionando a forma como as empresas abordam a transformação digital. Ao capacitar equipes internas e agentes de front-office com ferramentas que automatizam tarefas, antecipam necessidades e proporcionam interações mais inteligentes e personalizadas, as organizações podem aumentar sua eficiência, melhorar a experiência do cliente e se manter à frente da concorrência em um mercado cada vez mais digitalizado.
*Rodrigo Soares é Solution Architect Manager LATAM da OutSystems