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Lojas físicas podem usar IA para aumentar número de clientes e vendas

Lojas físicas podem usar IA para aumentar número de clientes e vendas

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A adoção da tecnologia possibilita que os lojistas se conectem com potenciais clientes, seja através de aplicativos que reúnem catálogos de ofertas ou por meio de outros canais digitais

*Por Marcelo Chuquer

Não é preciso ser um estudioso do varejo, para saber que a personalização da experiência de compra do cliente é fator determinante no êxito de qualquer empresa do setor. Basta relembrar de um passado não tão distante, quando era comum que os vendedores do comércio de rua conhecessem as preferências, necessidades e costumes de seus clientes, podendo assim oferecer os produtos mais indicados, de acordo com as possibilidades e gostos específicos do comprador. Desde os primórdios do comércio, conhecer profundamente o perfil dos consumidores é requisito básico para o sucesso.

No entanto, na era atual de consumo em massa, muito dessa relação lojista-cliente se perdeu e é cada vez menos comum encontrar essa experiência individualizada ao fazer compras no supermercado ou ao buscar aquele presente para uma pessoa querida. 

Apesar dessa dificuldade em estabelecer relações estreitas baseadas no contato vendedor-cliente, a personalização da jornada de compra do consumidor continua sendo fundamental – e, o que observamos é que apenas a maneira de entregá-la é que mudou.

Big data e IA alavancam produtos no universo online

Com o advento e avanço dos algoritmos e, principalmente, da inteligência artificial, hoje os varejistas podem usar a tecnologia a favor do seu negócio para obter volumosos e valiosos dados sobre os seus clientes, antes mesmo que eles entrem em suas lojas físicas. São informações sobre como os consumidores procuram e planejam as suas compras, quais são os produtos mais buscados, quanto tempo os consumidores gastam lendo o catálogo da marca, em que dia da semana preferem ir a um tipo de loja física, a que horas fazem isso e inclusive se as pessoas que viram uma determinada oferta online e, depois disso, foram até o estabelecimento comercial conferi-la. 

IA cria ofertas personalizadas e conecta clientes digitais com varejo físico

A adoção da tecnologia possibilita que os lojistas se conectem com potenciais clientes, seja através de aplicativos que reúnem catálogos de ofertas, seja por meio de outros canais digitais. Um exemplo de ferramenta que as lojas físicas podem usar para inserir seus anúncios no digital é a plataforma da Tiendeo, da ShopFully, que contribui para construir uma “ponte” consistente entre o cliente digital e o varejo físico, potencializando a ida do consumidor até o estabelecimento. 

Através da coleta e análise de dados a partir de recursos de inteligência artificial, grandes lojas e cadeias de varejo podem propiciar uma jornada de compra do cliente altamente personalizada, com indicações das ofertas e produtos mais atrativos na região de cada cliente. Também é possível potencializar os próprios canais digitais e alcançar milhões de usuários ativos, que estão planejando suas compras na plataforma. Através do visualizador Tiendeo e outros recursos da plataforma, o varejista pode:   

  • Conectar-se com o cliente ideal: gerando interações únicas e inesquecíveis, no momento certo do ciclo de compra, que aumentam o engajamento.
  • Produzir experiências de compras memoráveis: aumentando o número de visitas à loja, por meio de uma experiência omnichannel que coloca o consumidor no centro de sua estratégia drive-to-store. 
  • Melhorar a fidelidade do cliente com as métricas certas: aumentando o nível de engajamento durante o processo de compra e entendendo o que impulsiona a fidelidade do cliente.
  • Maximizar o nível de conversão na loja: alcançando um público-alvo próximo aos seus pontos de venda, para comprar seus produtos, na hora certa.
  • Aumentar o ROI das campanhas: por meio da rastreabilidade perfeita de campanhas publicitárias em todo o funil de vendas, desde a geração de leads até a conversão no ponto de venda, graças ao sistema de geo-tracking.


Em um mercado em constante e rápida evolução, direcionar os esforços e tomar decisões orientadas por dados não é apenas uma possibilidade, mas sim uma necessidade. A primeira medida que os varejistas podem tomar para oferecer sempre uma melhor experiência de compra aos seus clientes, é trabalhar com plataformas de catálogo com tecnologia IA, que podem ajudar os varejistas a melhorar a precisão e a eficiência de seus catálogos de produtos, aprimorando a experiência do cliente e aumentando as vendas, bem como reduzindo custos e melhorando a escalabilidade.

Exemplo real de crescimento de visitantes em loja física

Como exemplo de sucesso do uso de plataformas, como a Tiendeo, um dos principais players de supermercado na Itália realizou uma análise de sua base de clientes com ShopFully, separando o público alvo em dois grupos: clientes regulares e clientes potenciais. Em seguida, o ShopFully criou duas campanhas Drive to Store geolocalizadas em áreas onde as lojas do varejista estavam, com mensagens diferentes para cada grupo. Graças a esta atividade, a percentagem de novos visitantes, ou seja, consumidores que não haviam entrado nas lojas do varejista nos últimos três meses, aumentou +19%. 

Por fim, atualmente, quando o comércio varejista atinge recordes históricos de vendas e o setor assiste a uma concorrência nunca antes vista, com grandes empresas operando muitas vezes em escala global, obter insights estratégicos sobre cada etapa da jornada do cliente e sobre os ganhos operacionais nos diversos departamentos da empresa varejista, propiciados pela digitalização de seus catálogos, tornam-se nada menos que cruciais para o sucesso de qualquer organização em seu mercado.

*Marcelo Chuquer é vice-presidente da Tiendeo para a América Latina