Em novembro de 2018, a Livelo, uma das principais empresas de recompensas do Brasil, lançou sua plataforma de marketplace, onde os clientes podem comprar itens de catálogo em reais e juntar pontos Livelo sem migrar para o site do parceiro. Para isso, a empresa contou com a ajuda de parceiros desenvolvedores técnicos, como a Compasso, uma empresa do UOL DIVEO, que oferece serviços de tecnologia para apoiar as companhias em sua jornada para o digital.
Durante três meses, cerca de 35 profissionais foram envolvidos no desenvolvimento da nova plataforma que possibilita aos clientes buscar por produtos de diferentes varejistas em uma única plataforma, com acesso de informações sobre o acúmulo de pontos de forma mais rápida e diferenciada. Alexis Rockenbach, Head de Inovação do UOL DIVEO, levanta a importância de se investir nessa transformação digital.
“Sempre buscamos compreender as necessidades do cliente para oferecer a melhor solução tecnológica capaz de atendê-las. O foco deve ser a experiência do usuário, saber que o consumidor quer ter a praticidade de fazer compras de forma fácil e sem problemas. Criar esse novo ambiente online foi um passo importante para a Livelo, que não pôde durante esse período deixar a plataforma já existente parar de funcionar. Lançar algo desse tamanho exigiu bastante da expertise dos profissionais, que irão trabalhar na constante manutenção, após os feedbacks dos usuários”, conta.
Para Felipe Pontieri, diretor de Tecnologia da Informação da Livelo, mesmo com o espaço de tempo curto e a necessidade de manter o funcionamento normal da plataforma original, as empresas chegaram a uma plataforma eficiente. “O caminho até lançarmos o novo marketplace foi traçado junto à Compasso, empresa que pertence ao UOL DIVEO e possui expertise no mercado, entrega de qualidade e que agregou valor com o conhecimento que trouxe de fora para dentro da Livelo. Levamos apenas três meses para chegar no nosso objetivo principal: implantar uma plataforma amigável, robusta e segura do ponto de vista tecnológico”, conta.
Tecnologia à risca
Mais de 25 tecnologias atuais foram empregadas para o desenvolvimento do novo marketplace. As mais conhecidas são as práticas de entregas automatizadas, arquitetura orientada nos micros-serviços (maneira específica de desenvolver softwares como suítes de serviços com deploy independente) e o armazenamento em nuvem. A metodologia ágil no processo de desenvolvimento do software utilizado entrou em operação pelos times envolvidos, tudo para entregar uma plataforma que que forneça a experiência completa de pesquisar e comparar os itens ofertados.
Segundo Felipe, a forma que o projeto foi concebido ajudou para que chegassem ao resultado esperado. “Fizemos isso com um modelo mais simples, em termos de desenvolvimento, dando mais velocidade à entrega de valor para o participante. Para tal, utilizamos a metodologia ágil e contamos com todos os profissionais de TI da empresa. Acreditamos que esse método que permite uma entrega de maior valor possível, no menor espaço de tempo, com menor custo possível”, finaliza.
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