A Leroy Merlin, uma das maiores redes de varejo no segmento de construção, está dando um passo significativo para proporcionar aos consumidores brasileiros uma experiência única on-line e nas lojas físicas. Ao adotar uma estratégia de nuvem híbrida, a IBM pôde oferecer um ambiente mais ágil, estável e eficiente para o gerenciamento das aplicações da plataforma digital, incluindo sistemas de vendas e administrativos.
Com a demanda cada vez maior por experiências de compra personalizadas, varejistas de todo o mundo têm buscado a tecnologia para vencer a corrida. Em um estudo recente do IBM Business Value Institute, 70% das empresas de varejo mencionaram que estão aumentando seus investimentos na digitalização de canais e lojas, enquanto 71% disseram que veem a experiência do cliente impactando mais o cenário de negócios do que os produtos em si.
Operando no Brasil há mais de 20 anos, a Leroy Merlin tem mais de 40 lojas em todo o país que são complementadas com vendas por telefone e pela internet. O varejista está migrando cargas de trabalho importantes para a IBM Cloud, como aplicações de pontos de vendas, SAP e e-commerce, criando um modelo de nuvem híbrida que proporcionará mais flexibilidade e velocidade nas operaçõess de negócios.
“Nossa visão é tornar-se um destino único para todas as necessidades de casa e construção dos brasileiros, atendendo o cliente onde quer que ele esteja e da maneira que prefira comprar”, afirma Marcelo Figueiredo, diretor de Infraestrutura e Digital Workplace da Leroy Merlin. “Estamos certos de que a nuvem híbrida da IBM vai permitir que aceleremos nossa transformação para responder às demandas dos clientes em todos os canais e manter a Leroy Merlin na vanguarda do mercado de construção”.
Ao criar um ambiente de nuvem híbrida, a divisão de Serviços da IBM foi capaz de reduzir significativamente o tempo necessário para criar novos ambientes de TI para a Leroy Merlin – de 10 a 3 dias, comparando com a infraestrutura tradicional -, mantendo os padrões de segura nça e disponibilidade. Isso torna possível para a Leroy Merlin lançar novos aplicativos baseados na nuvem e trazer novos recursos para os usuários finais com muito mais rapidez. Essa agilidade é uma forte vantagem competitiva, já que o time-to-market de novos produtos e serviços é um diferencial importante e um grande componente da estratégia omnicanal do cliente.
“A divisão de Serviços da IBM é parceira da jornada de transformação digital da Leroy Merlin há mais de 10 anos, modernizando os ambientes de vendas, SAP e administrativos e suportando os processos de desenvolvimento de aplicações do cliente. Estamos empenhados em conduzi-los a esse próximo e importante passo de inovação ao migrar parte da infraestrutura da empresa para a nuvem”, explica Frank Koja, VP de Serviços de Tecnologia da IBM Brasil. “Cloud é o alicerce da reinvenção digital e a adoção desta tecnologia proporciona às empresas a possibilidade de oferecer uma experiência mais estável e veloz aos seus clientes finais”, afirma.
Nos últimos anos, a Leroy Merlin também investiu em sua transformação para uma empresa omnicanal, trazendo novos serviços e facilidades aos seus clientes, que hoje podem buscar e comprar produtos auxiliados por um chatbot que utiliza Watson na IBM Cloud. A LIA (sigla para Leroy Merlin Inteligência Artificial) funciona no site da varejista para responder sobre endereços de lojas, sistema de troca, serviços disponíveis e horários de funcionamento, disponível no site da empresa 24 horas por dia nos sete dias da semana.