A Leiturinha, maior clube de assinaturas de livros infantis do Brasil, tem experimentado todos os benefícios da nuvem privada e melhorado seus processos internos, conseguindo assim entregar uma melhor experiência aos seus clientes.
Todos os meses, a divisão gera em torno de 210 a 220 mil envios de livros ou kits de livros, para atender a sua base de 190 mil assinantes ativos, o que representa uma produção diária de quase 10 mil kits por dia. Muitos são os desafios para atender essa demanda, manter o ritmo e também tornar esse processo escalado para que se consiga cada vez mais diminuir o lead time da entrega para o cliente, melhorando a experiência final. Pensando em melhorar cada vez mais seus processos, há pouco mais de um ano, a empresa buscou a Wevy para fazer a migração do seu ERP da nuvem pública para a nuvem privada.
“Todas as nossas operações já estavam disponíveis em nuvens públicas, mas quando começamos a olhar para as nuvens privadas, começamos a entender como outros desafios poderiam ser superados. Por exemplo, com relação à segurança, conectividade, latência e tempo, a Wevy nos deu segurança para concretizarmos o projeto envolvendo todas essas questões”, explica Marcos Francisco, Head de TI na Sandbox Group.
Marcos revela que a escolha da migração da nuvem pública para a privada foi movida por três grandes pilares. O primeiro foi o know how do fornecedor, que mostrou um profundo conhecimento do produto e consistente suporte técnico. O segundo foi foco no sistema. Já que a empresa possui um time enxuto e voltado às suas aplicações internas, não conseguia manter o sistema atualizado ou em constante segurança, o que era uma preocupação constante. E o terceiro pilar foi em relação ao custo, que diminuiu após a migração.
“Uma das grandes vantagens da mudança para a cloud privada é justamente em relação aos custos, porque se você tem uma aplicação que não necessita de elasticidade ou crescimentos sazonais e consegue prever esse uso, é muito melhor estar em uma nuvem privada, porque o custo acaba sendo menor em comparação com a nuvem pública”, diz Vinicius Pontes, CTO da Wevy.
Segundo Marcos, além do custo menor, a migração para a nuvem privada da Wevy levou a pelo menos oito benefícios. São eles:
1) Disponibilidade (aumento na produtividade das equipes) – enquanto o ambiente e a aplicação estavam no domínio da empresa, aconteciam muitos problemas de indisponibilidade do serviço, por falta de espaço em disco ou simplesmente pela falta de algum tipo de manutenção e, ao migrar, esses monitoramentos passaram a ser automáticos, prevenindo indisponibilidades e garantido uma maior produtividade para todas as equipes. O sistema, que chegava a ficar duas a três vezes indisponível, atualmente tem essa taxa igual a zero;
2) Maior uptime da aplicação;
3) Maior foco do time de tecnologia da Leiturinha em seus produtos;
4) Melhor experiência dos assinantes – uma vez que o aumento no foco dos produtos ajuda a entregar uma melhor experiência lá na ponta;
5) Melhora de processamento tornando o faturamento até 20% mais rápido. Tanto o processo de faturamento quanto o de emissão de NFs foram otimizados. “O que acelera toda a parte de faturamento, liberação das ordens de produção e consequentemente de toda a linha de produção para seguir com as entregas de nossos clientes”, explica Marcos;
6) Manutenção da atualização dos produtos, com mais segurança e funcionalidades para os assinantes. Antes era feita uma atualização por ano e agora são cerca de 10;
7) Amadurecimento do processo de governança, o que ajuda nas auditorias, já que a Sandbox Group é um grupo global;
8) Amadurecimento da empresa e de seus processos. Na última auditoria anual global, a empresa não teve pontos negativos relacionados ao seu ERP.
Segundo Marcos, a migração para a cloud privada da Wevy influenciou no processo de amadurecimento da empresa e na redução do trabalho com o ERP, o que ajudou a dar foco no desenvolvimento de novos produtos. “Também desenvolvemos parcerias para além do ERP e estamos abrindo oportunidades com novos serviços que podem acelerar ainda mais o nosso processo. Acredito que isso seja mais um grande diferencial para gente num futuro próximo. E esses são os efeitos de um processo bem azeitado, em que a disponibilidade do sistema é essencial para garantir a experiência do cliente e trazer resultados significativos”, finaliza.