Há quase três anos, a divisão de software de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) da Siemens ajuda a Land Rover BAR a desenvolver, avaliar, verificar e produzir o catamarã britânico para a competição America’s Cup – pontualmente e dentro do orçamento disponível. Mais de 85.000 horas de projeto e construção resultaram em um barco de 15 metros que inclui 1.200 metros de cabos elétricos e eletrônicos, que conectam 190 sensores e quatro câmeras.
Trabalhando com a Siemens, a equipe gerenciou com sucesso o ambicioso cronograma usando um ambiente de software integrado para o desenvolvimento do ciclo de vida do produto, permitindo que várias equipes trabalhassem em conjunto e sem divergências. O resultado é uma embarcação que recebeu o nome de “Rita” em uma cerimônia de batismo realizada hoje nas ilhas Bermudas, e que foi projetada para trazer a taça da competição America’s Cup de volta para casa, onde tudo começou em 1851.
“A tecnologia de software nos permite simular, analisar e testar soluções de design durante todo o processo de projeto e construção”, disse Andy Claughton, diretor de Tecnologia da Land Rover BAR. “Com este software economizamos tempo e podemos continuar fazendo melhorias até o momento da competição, quando então esperamos trazer a Copa para a Grã-Bretanha pela primeira vez na história da regata”, pontua.
A Land Rover BAR escolheu soluções de software da Siemens PLM para adotar um ambiente virtual integrado de modelagem digital e simulação, que incluem: o software NX para o projeto do produto, o software Teamcenter para gerenciamento de dados, o portfólio de softwares Fibersim para engenharia de compósitos e o portfólio de softwares Simcenter, incluindo Femap e STAR CCM +®, para análise de engenharia e análise computadorizada da dinâmica de fluidos (CFD).
Para criar um barco de regata altamente competitivo e inovador, melhorias contínuas devem ser feitas no projeto durante o desenvolvimento. As soluções PLM permitem que a Land Rover BAR crie o gêmeo digital do barco para avaliação e colaboração. O software NX, utilizado no desenho digital e análise de engenharia, permite modificações rápidas no projeto do barco durante a fase de desenvolvimento, além de revisões automáticas do modelo digital, com base em simulações virtuais.
Depois de discutir as mudanças técnicas com a equipe usando modelos 3D representando o gêmeo digital, o design é melhorado em menos tempo e por um custo menor. O uso do Teamcenter como segmento digital em todos os processos de engenharia permite que a equipe trabalhe com apenas uma fonte dos dados mais recentes do produto. O Teamcenter gerencia a definição completa do produto, as revisões e o processo de introdução de alterações e maximiza o conhecimento do produto e do processo para intensificar a produtividade e a inovação.