Edit Content

Menu

3 (2)

Königsberger Vannucchi Arquitetos dobra capacidade computacional e viabiliza trabalho flexível

Königsberger Vannucchi Arquitetos dobra capacidade computacional e viabiliza trabalho flexível

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Escritório brasileiro de arquitetura implementou soluções de Desktop as a Service, possibilitando que equipes trabalhem em 29 localidades diferentes com liberdade e flexibilidade

A Königsberger Vannucchi Arquitetos atingiu um outro patamar em termos de liberdade e de flexibilidade ao possibilitar um trabalho de alta complexidade tecnológica a seus colaboradores remotos e híbridos. Se antes, com todos no escritório, profissionais mudavam de máquina conforme a necessidade de desempenho ou capacidade computacional exigida por determinado projeto, hoje os ativos da empresa estão centralizados e não há mais um “local de trabalho” e sim um ambiente virtual de trabalho que torna possível que seja realizado de qualquer lugar. 

A KV utiliza BIM (Modelagem de Informação da Construção), que é um processo holístico de criação e gerenciamento de informações para um objeto construído. Com base em um modelo informacional e habilitada por uma plataforma na nuvem, o BIM integra dados estruturados e multidisciplinares para produzir uma representação digital de um edifício em todo seu ciclo de vida, desde o planejamento e o projeto até a construção e as operações. Esta modelagem, pelo seu nível de complexidade, requer uma altíssima capacidade computacional e abordagens convencionais se revelaram muito caras e ineficientes.

Na pandemia houve a necessidade de deslocar toda a força de trabalho da KV para o home office. No entanto, fornecer equipamentos físicos de alta capacidade como os que utilizam no dia a dia seria totalmente inviável financeiramente e operacionalmente. Segundo o CEO da empresa, Daniel Toledo, o trabalho conjunto com a Citrix permitiu a atual escalabilidade e flexibilidade para os ambientes e, hoje, os usuários, por meio de computadores de custo acessível e até mesmo dispositivos móveis, conseguem realizar trabalhos complexos de modelagem e computação gráfica, com todas as aplicações e performance necessárias, onde e quando quiserem, só com login e senha. 

“Com a Citrix temos a possibilidade de atingir outro patamar de qualidade de trabalho. Acabou a ‘dança das cadeiras’ comuns em escritórios de arquitetura para ter acesso à melhor máquina a fim de trabalhar com modelagens pesadas, simulações e renderizações em 3D com alto desempenho. Hoje conseguimos obter a máxima capacidade das nossas estações mais potentes de forma segura e de qualquer lugar, com controle de acesso e visibilidade, desde o firmware até a estação de trabalho”, salienta Daniel Toledo. 

Toledo explica que, se o escritório comprasse workstations, precisaria administrar mais de 125 máquinas individuais físicas que suportassem toda a robustez de projetos e aplicações, portanto, máquinas de alto custo de aquisição e gerenciamento. 

Com as soluções de DaaS da Citrix, o ambiente de nuvem privada da KV se transformou em um pool compartilhado, com bom desempenho e boa experiência ao usuário e com controle e segurança para facilitar a gestão da área de TI. Agora são um conjunto denso e compacto de servidores de alto desempenho de vídeo, CPU e memória RAM centralizadas em Data Center e o usuário pode escolher quatro níveis de máquinas, dependendo da necessidade da tarefa em que está trabalhando. 

Redução de custos e aumento de performance

A empresa dobrou a sua capacidade computacional média, atingindo tempos até 10x mais rápidos em cargas computacionais complexas, reduziu 70% dos seus custos com nuvem pública, economizou até 50% seu consumo de energia elétrica – tudo isso com adoção da solução Desktop as Service (DaaS) da Citrix. Por meio da virtualização, as grandes cargas de dados foram colocadas em redes de alto desempenho e baixa latência em uma arquitetura de nuvem híbrida “edge-to-cloud” para grande performance computacional, garantindo uma experiência de usuário em alta definição em cargas de trabalho intensas. A solução permite aos colaboradores, consultores e associados a flexibilidade e a performance necessárias para realizarem seu trabalho de qualquer lugar. 

“É uma grande satisfação para a Citrix acompanhar a utilização do Citrix DaaS e como essa tecnologia possibilitou à KV uma verdadeira virada em prol da mobilidade, da flexibilidade e de uma experiência de trabalho aprimorada, impulsionando o desenvolvimento de projetos de qualquer lugar e com qualquer dispositivo”, diz Luciana Pinheiro, presidente da Citrix Brasil.