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Itaú Unibanco utilizará biometria facial em financiamento de veículos

Itaú Unibanco utilizará biometria facial em financiamento de veículos

Solução digital reduzirá fraudes ao assegurar que dados enviados pela concessionária estão de acordo com quem solicita o crédito

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O Itaú Unibanco implantará uma solução digital para aprimorar a segurança nas operações de financiamento de veículos. A nova ferramenta utilizará a tecnologia de biometria facial com o objetivo de evitar fraudes e garantir que não ocorram problemas na aprovação e liberação de crédito para os clientes que desejam comprar carros novos e usados.

 

“O investimento em tecnologia para desenvolver soluções inovadoras visa desburocratizar o processo de compra e venda de veículos, melhorar a experiência de consumo e, consequentemente, a eficiência de toda a cadeia automotiva. Seguimos esta premissa com a missão de facilitar a jornada do cliente e do lojista, tornando a operação mais digital para garantir um processo ainda mais seguro e ágil para todos”, afirma Rodnei Bernardino de Souza, diretor do Itaú Unibanco.

 

A novidade estará disponível para os mais de 10 mil pontos de venda em que o Itaú está presente a partir abril de 2019.

 

Como funciona

 

Todo processo de concessão de crédito automotivo feito nas concessionárias e lojas parceiras conta com uma plataforma do Itaú em que o cliente preenche seus dados em conjunto com o lojista e realiza o envio de documentos para solicitar o financiamento junto ao banco.

 

A tecnologia utilizará os dados já fornecidos pelo cliente para validar a formalização do contrato, sem impactos na agilidade do processo existente. Logo após o envio das informações preliminares, o cliente será contatado automaticamente pelo Itaú via e-mail e SMS com instruções para que possa ativar o sistema de câmera de seu celular e capturar uma foto instantânea que ajudará a validar a concessão de crédito.

 

A principal finalidade da nova ferramenta será assegurar que não aconteça nenhum tipo de fraude de manipulação de documentos durante o processo. “No futuro, a medida visa tornar todo o fluxo ainda mais rápido para o cliente, com a possibilidade de envio de uma quantidade cada vez menor de documentos necessários para realizar a proposta de financiamento”, completa Rodnei.