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ISH Tecnologia contribui para ampliar e aperfeiçoar serviços de VoIP da Datora Telecom

ISH Tecnologia contribui para ampliar e aperfeiçoar serviços de VoIP da Datora Telecom

Com implementação da solução da F5 Networks pela ISH Tecnologia, a Datora Telecom ampliou a capacidade instalada de gestão de 1.200 chamadas por segundo para 2.400, com possibilidade de ampliação. Além disso, otimizou a manutenção dos equipamentos, evitando paradas na operação

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A ISH Tecnologia acaba de implementar a solução Big-IP Local Trafic Manager, da F5 Networks, na Datora Telecom, prestadora de serviços de  Voz sobre IP (VoIP) para telefonia fixa e móvel, com o objetivo de melhorar o desempenho dos servidores de aplicação e ampliar a capacidade de tráfego VoIP no mercado nacional.

 

“Nós trabalhamos com hospedagem e com a negociação de tráfego VoIP entre operadoras de todos os portes e empresas. Para a oferta destes serviços, contamos com dois servidores Session Border Controller (SBC), um ativo e um passivo, para roteamento dos dados. Com o crescimento da demanda, tínhamos a necessidade de otimizar o uso destes equipamentos para distribuir melhor as cargas, ampliar nossa capacidade instalada e oferecer maior excelência nos serviços aos clientes”, afirma Samy Uziel, diretor de Engenharia da Datora Telecom.

 

Com este objetivo, a Datora Telecom foi ao mercado em busca das melhores soluções de balanceamento de dados e optaram pela solução Big-IP Local Trafic Manager. “Escolhida a solução, tivemos a indicação de que a ISH Tecnologia, como uma parceira F5 Networks, altamente especializada na implementação deste tipo de solução”, explica Uziel.

 

A implementação foi iniciada em dezembro de 2017 e tinha como desafios para a ISH Tecnologia garantir, além do melhor balanceamento das cargas e maior disponibilidade do sistema para aumentar a capacidade de oferta de serviços, a possibilidade de fazer a manutenção dos equipamentos, sem paradas na operação.

 

“Iniciados os trabalhos, logo constatamos que um dos desafios seria adaptar a solução da F5 Networks, que a princípio foi criada para gerir a distribuição de dados, para fazer o balanceamento de VoIP. O outro seria auxiliar o cliente a formar um especialista interno na gestão de manutenção da nova estrutura disruptiva, que estava sendo instalada”, afirma Deivid Toledo, Executivo de Negócios da ISH Tecnologia.

 

Segundo Toledo, o projeto envolveu a instalação do ADC (Application Delivery Controller) da F5, com o módulo LTM (Local Traffic Manager) para balanceamento de carga. Também demandou o desenvolvimento de iRule, programação orientada a eventos para adaptar o produto ao negócio, que foi conduzida pelo nosso time de consultoria e SOC da ISH em regime 24×7. “Foi realmente instigante entender o fluxo de comunicação VoIP do cliente para desenvolvermos as ‘iRules’, para estabelecer as regras de balanceamento que o negócio exigia e integrar a solução F5 com as outras aplicações”, avalia o executivo da ISH. Todo o processo de implementação e formação em F5, do especialista da Datora, levaram nove meses.

 

Agora, com a solução da F5 Networks, as aplicações estão mais disponíveis e ágeis para o encaminhamento das chamadas. Isto porque são gerenciadas pelo Big-IP, que controla o envio das chamadas, de acordo com a disponibilidade e desempenho dos servidores. “Obtivemos uma melhora de 100% na produtividade, nossa capacidade literalmente foi duplicada, pois passamos de 1.200 chamadas por segundo para 2.400, instantaneamente após a solução começar a rodar”, ressalta Uziel.

 

O executivo da Datora destaca ainda que ocorreu uma redução significativa nos gastos com manutenção, pois foram eliminadas as paradas na operação. “Em todo o processo, nossos mais de 500 clientes não foram impactados, pois a eficácia da implementação e da solução não deixaram que percebessem a mudança que estava sendo realizada. Foi um dos projetos mais audaciosos e bem-sucedidos que realizamos em termos de ampliação de capacidade e de transparência nos serviços oferecidos aos nossos clientes”, comemora Uziel.